Você está aqui: Home » Para onde estamos olhando

Salmo 121 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”
O salmista neste salmo expressa preocupação em relação a situação em que está passando. Ele mostra onde está fixado seu olhar, de onde ele espera que lhe venha o socorro. Seus olhos esperam ver um salvador.
Nossos olhos geralmente estão voltados para onde esperamos que venha o nosso socorro.
A pergunta hoje que faço a cada um de vocês é: Para onde estamos olhando?
Como disse,normalmente colocamos nossos olhos, ou voltamos nossos olhos em direção de onde achamos que pode vir o nosso socorro.
Muitas pessoas voltam seus olhos para o telefone, vira e mexe não param de olhar para o telefone, conferir se não está fora do gancho, ou se está com plena carga de bateria ou se está fora de área. Pois esperam vir dele a ligação que lhes salvarão.
Outros não tiram seus olhos do e-mail, ficam o tempo todo entrando e saindo de suas caixas de entrada, pressionando F5 para atualizar a tela, pois colocam total confiança de que dali virá a salvação de seus problemas.
Muitas pessoas já não conseguem sequer erguer suas cabeças, pois seus olhos estão fitos no chão, na derrota. Estão tão desesperados que não conseguem encarar a situação, mesmo em desvantagem, não conseguem visualizar um ... alvo.
Diante desse panorama, dessa triste realidade, Hoje eu quero falar um pouco sobre onde estamos colocando nossos olhos.
O salmista que nos escreve este lindo salmo nos deixa uma pergunta a ser feita para onde estamos olhando quando a situação aperta, quando nossos inimigos parecem nos cercar?
Para qual direção estamos olhando, onde está a nossa confiança, o nosso socorro?
Existem três direções que devemos “desviar” nossos olhos principalmente em momentos difíceis. Vamos a elas.
  1. OLHAR PARA TRÁS – Está é a primeira direção que devemos aprender a olhar em nossos momentos difíceis.
Olhar para trás não com nostalgia como quem sente falta das coisas velhas como o fez a mulher de Ló (Gênesis 19.26), não como quem olha pensando em voltar da caminhada(Números 11.5), mas como quem quer aprender com o passado, como quem quer tomar lição. Moisés em um de seus discursos ao povo às margens do rio Jordão(Deuteronômio 8) disse que era necessário o povo se lembrar das coisas passadas até aquele momento, ou seja, se lembrar de tudo o que o Senhor os fez passas até chegarem ali naquele momento.
Se lembrar de seu passado de modo que venhamos perceber as mudanças, o amadurecimento que passamos ao longo dos tempos.
Devemos aprender olhar para trás com olhar de gratidão ao Senhor, saber olhar cada momento, difíceis e duros, as tristezas quando tudo parecia perdido. Mas também olhar e ver os momentos de alegria e felicidade pelas vitórias recebidas.
Todos esses momentos do passado foram importantes para nosso amadurecimento hoje.
Devemos aprender olhar para trás e afirmar com o coração grato: “VALEU A PENA!”
  1. OLHAR PARA O ALTO – Está é a segunda direção que devemos aprender a olhar em nossos momentos difíceis.
Olhar para cima é reconhecer que não somos nada, que não temos poder suficiente para mudar nossa situação, é reconhecer que existe um Deus que tudo vê, e está pronto para sair ao nosso socorro.
Olhar para o alto é reconhecer a soberania de Deus, é reconhecer que somente Ele é o Todo-Poderoso.
(2 Reis 6.17) mostra que devemos não somente olhar como quem contempla o vento, mas devemos olhar com FÉ.
Não basta dizer que há um Deus acima de nós que tudo pode se não crermos que Ele pode mudar nossas vidas por completo.
Muitos pensaram em desistir da caminha por lhes faltar a fé, ou por achar que sua fé não era suficiente para lhes trazer a salvação do Senhor.
O Senhor Jesus nos afirma que quem tem uma fé do tamanho de um grão de mostarda pode fazer com que montanhas se transportem de um lugar para outro.
Imagina se tivermos fé como Abraão teve, ou como o Centurião de Cafarnaum, ou como a mulher sírio-fenícia?
Eliseu orou para que seu moço pudesse ver que maior era os que estavam com eles do que com seus inimigos.
Muitas vezes precisamos pedir ao Senhor que abra os nossos olhos da fé para que possamos contemplar tudo o que Ele tem reservado para nós.
Devemos aprender a olhar para cima com confiança de que se não fosse o Senhor que estivesse ao nosso lado, teríamos sido consumidos por nossos inimigos. (Salmos 124)
  1. OLHAR PARA FRENTE - A última porém não menos significante direção que devemos aprender a olhar em nossos momentos difíceis.
Olhar para frente nos dá a idéia de insistência, que estamos dispostos a continuar com a jornada, a crescer e lutar, que não vamos desistir.
Olhar para frente nos mostra que esperamos pelo livramento do Senhor, não nos importando com que esteja na nossa frente, que seja um mar ou uma muralha, pois se o Senhor disse que eu vou passar nada pode me parar.
O povo de Israel passou por dois momentos que foi necessário olhar para frente para que se pudesse alcançar a vitória.
O primeiro momento foi diante do mar vermelho, quando este se abriu diante deles, era necessário olhar para frente, não se preocupando com os paredões de água que se armaram aos lados, ou se preocupar com o exército de faraó que vinha logo atrás. Eles tinham que olhar para a frente.
Noutro momento, enquanto marchavam em redor de Jericó, o povo não podia olhar para o tamanho das muralhas que cercavam aquele cidade, tinham que olhar exclusivamente para a frente, marchando, confiando, sabendo que a vitória dependia disso.
Quando deixamos de olhar para frente, e olhamos para os lados, ou olhamos para outra coisa que não seja o nosso foco, corremos o sério risco de afundar em nosso propósitos.
Quando Pedro deixou de olhar para o Senhor Jesus para olhar para o vento e analisar o quanto o mar estava bravio, começou a afundar. Até que voltou novamente os olhos para a frente e pediu socorro e o Senhor o salvou.
O Apostolo Paulo em sua carta aos Filipenses mostra-nos qual era o seu alvo, qual era a direção de seu olhar, mesmo nos momentos mais difíceis de sua carreira cristão.
“Desapegando-me das coisas que deixo para trás avanço para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.13,14)
CONCLUSÃO
O Salmista nos convida a olharmos em direção de nosso socorro. Olhar firmemente para o autor e consumador da nossa fé. (Hebreus 12.2)
O que o salmista propõe no texto vai muito além de simplesmente olhar para as montanhas, mas olhar além das circunstâncias de nossas vidas.
Por certo alguma coisa te cercou como os montes cercam uma cidade eregida entre as montanhas, mas hoje o Senhor te convida a olhar em direção a Ele, olhar além das montanhas, além do que os olhos podem ver.
Olhar para o alto nos permite ter uma perspectiva do novo de Deus para nossas vidas. Novas alternativas, novos caminhos, novos sonhos.
Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...