Você está aqui: Home » O ANO DA UNÇÃO

Levítico 14.17,18
Aqui no texto que acabamos ler podemos ver a unção na vida de um homem que acabara de ser purificado de sua lepra. Deus ordenou que esse ritual (unção) fosse feito, como uma preparação para que este homem pudesse estar apto a re-entrar no convívio de pessoas limpas.
No texto, nos é mostrado quatro unções: A primeira na orelha direita; a segunda no polegar direito; a terceira no polegar do pé direito; e por fim a unção na cabeça.
No decorrer do mês estaremos falando sobre cada uma dessas quatro unções e o que elas representam para nós nos dias de hoje, e principalmente, como essas unções podem nos ajudar para o próximo ano.
Hoje eu quero falar sobre a primeira unção que foi a unção na orelha direita.
“... e o restante do azeite que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se;” (Levítico 14.17)
Na Bíblia quando vemos algo correlacionado a unção, já podemos entender que trata-se de separação, consagração ao Senhor. E aqui no texto bíblico lido, o ato de se ungir a orelha, mostra a separação, santificação a consagração; não somente de um órgão do corpo humano, mas trata-se de um dos nossos cinco sentidos, em nosso caso específico, a audição.
No livro de Eclesiastes, o Pregador chama os ouvidos de as duas portas da rua(Eclesiastes 12.4), pois é pelas portas que entramos ou saímos, ou seja, transitamos levando e trazendo o que é bom ou ruim para dentro de nossas casas, mas sempre o fazemos pelas portas.
E é fazendo essa correlação sobre o ouvido que quero falar sobre a unção na orelha daquele que se tornou limpo de sua lepra.
A bíblia nos afirma que a FÉ vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10.17). Logo entendemos que o que Deus estava querendo dizer com isso, é que devemos tomar muito cuidado a quem estamos dando ouvidos.
Muitos de nós temos dado ouvidos para o diabo e suas mentiras, muitos têm dado ouvidos para suas enganações e têm sido levados a trilhar caminhos de perdição, simplesmente porque deram ouvidos à pessoa errada. No desespero de ouvir a voz de Deus, muitos têm procurado horóscopos, adivinhos, cartomantes, necromantes, feiticeiros, tarô, etc. correndo risco de ouvir vozes de engano e de morte, são vozes daquele que não é o nosso pastor (João 10.1)
A unção na orelha nos alerta para que devemos estar prontos a ouvir à voz do Senhor, reconhecer à voz do Senhor e dar ouvidos à voz do Senhor. Pois não adianta apenas ouvir e conhecer a voz do Senhor, devemos dar ouvidos, ou seja, fazer a vontade do Senhor. Fazendo a Sua vontade estaremos desta forma dando ouvidos a sua voz.
Encontramos na bíblia homens que foram felizes em suas vidas e ministérios pelo único e simples fato de terem dado ouvidos à voz de Deus.
SAMUEL
É interessante olharmos para a vida de Samuel, Profeta, Juiz, homem perfeito diante de Deus. Um dos mais brilhantes ministérios que a Bíblia registra. Não há máculas em seu ministério visto que no capítulo 12 dos versículos 2 ao 5 ele pede que alguém entre o povo possas levantar algo de “errado” que tenha feito.
Mas tudo isso, todo o brilhantismo desse ministério começou ao OUVIR a voz de Deus.
Samuel começou a trabalhar na casa do Senhor desde a sua meninice onde ministrava na casa do Senhor.
Certo dia estando eles (Samuel e Eli) já deitados para dormir, o Senhor Chama a Samuel e ele cuidando ser Eli que o chamara corre até seu quarto, porém, Eli negou que houvesse o chamado e pediu que voltasse a deitar-se.
Isso ainda se repetiria por mais 2 vezes, até que Eli entende que Deus estava querendo falar com Samuel, então instrui o menino para responder ao chamado do Senhor.
A partir dali Samuel se familiariza com a voz do Senhor e a ouve todos os dias de sua vida como sua mãe havia prometido ao Senhor ( 1Samuel 1.28).
Samuel OUVIU, CONHECEU e deu OUVIDOS à voz do Senhor.E fez de sua vida e de seu ministério, um exemplo a ser seguido.
DAVI
Davi tinha intimidade e conhecia a voz do Senhor.
Certa vez, quando os filisteus se estenderam no vale de Refaim
Davi consultou a Deus se deveria subir contra os filisteus ou não. E Deus permitiu que ele fosse contra os filisteus e os feriu ali. Porém mais tarde, novamente os filisteus voltaram a subir contra Israel e Davi consultou a Deus mais uma vez para saber se subiria para guerrear contra os filisteus ou não, e Deus agora disse “Não, a tática agora é diferente! Rodeia por detrás deles e quando você ouvir um estrondo de marcha pela copa das amoreiras apressa-te em subir pois  Deus saiu diante de ti para ferir aos filisteus e lhe conceder a vitória.” E assim foi.
Davi soube ouvir e dar ouvidos à voz de Deus e por isso ele saiu vitorioso.
O problema é que os homens não ouvem e parece não perceber a força desta voz, poucos ouvem e entendem a voz de Deus, se ouvíssemos, entendêssemos e atendêssemos a voz do senhor o mundo(sistema, mídia, desejos) hoje seria melhor.
Em Genesis 12:1-3 Abraão entendeu que a voz que mandou sair de sua terra, do meio de sua parentela e da casa de seu pai e fazer as promessas que fez, só poderia ser Deus.
1 Rs. 19:11-13 quando Elias estava na caverna temeroso fragilizado, descontente, desanimado pelas más notícias, Deus o manda ir para fora porque Ele iria passar.
Às vezes até  ouvimos a voz de Deus, mas o difícil é obedecer, tomar uma posição. Elias precisava de uma resposta como eu e você diante das circunstâncias que nos apavoram e nos faz correr e esconder
Elias ouve o vento que vem derrubando os montes e as rochas, porém Deus não estava no vento; depois um terremoto, porém Deus também não estava no vento; depois um fogo, Elias conhecia quando o fogo era de Deus afinal ele a pouco tinha obtido sua resposta através do fogo, porém Deus também não estava no fogo; e depois do fogo, Elias ouve uma voz calma e suave, Elias reconhece a voz de Seu Senhor e sai da caverna para receber as orientação para uma nova jornada.
De repente você esteja precisando sair da caverna para saber ouvir a voz de Deus, seu esconderijo está atrapalhando seus ouvidos em ouvir e reconhecer a voz do seu Deus.
Talvez você esteja dando ouvidos ao vento que assopra por aí, um vento forte, porém devastador para a sua alma.
Ou talvez você esteja dando ouvidos aos terremotos que têm abalado as estruturas de sua vida emocional, familiar, espiritual.
Ou ainda, você esteja dando ouvidos ao fogo que tem se espalhado por aí, fogo que tem consumido toda a sua esperança, consumido seus bens, sua saúde.
Aprenda a reconhecer a voz do Senhor, assim como Samuel, Davi, Abraão, Elias e muitos outros homens que souberam ouvir, reconhecer e dar ouvidos ao que o Senhor queria para eles.
Estes foram vencedores, e você também pode ser um vencedor, você pode iniciar um novo ciclo em sua vida, um ciclo de vitórias, um ciclo onde o Senhor será o seu ajudador.
A unção do Senhor sobre sua vida hoje é para que você saiba desde agora dar ouvidos à voz do Senhor, para que seu ano comece sob bênçãos, pois aqueles que ouvem a voz do Senhor são abençoados.
Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. (Lamentações 3:56)

Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...