Você está aqui: Home » O ANO DA UNÇÃO - Mãos

Levítico 14.17,18 “E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa; E o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele perante o SENHOR.”

Dando continuidade a campanha de final de ano, onde estaremos falando das unções do sacerdote sobre uma pessoa que acabara de ser curada de lepra, e trazendo para os nossos dias o significado desse ritual. As unções descritas no texto eram: A primeira na orelha direita; a segunda no polegar direito; a terceira no polegar do pé direito; e por fim a unção na cabeça.
No domingo passado, falamos sobre a unção do sacerdote sobre a orelha direita da pessoa que foi purificada de sua lepra.
Pudemos perceber o significado desse simbolismo, onde a unção sobre a orelha vai além do que aparenta ser, a unção nos mostra que devemos aprender a dar ouvidos ao Senhor nosso Deus, e agir como muitas personagens da Bíblia agiram em relação a dar ouvidos ao Senhor, como Samuel, Davi, Elias, Abraão e muitos outros.
Hoje eu quero falar sobre a segunda unção que foi a unção no polegar direito.
“... e o restante do azeite que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se; e sobre o dedo polegar de sua mão direita;” (Levítico 14.17)
A unção no polegar direito traz um significado importante, pois aponta-nos para as funções da mão. O polegar é um dos dedos mais importantes que temos em nossas mãos. São poucos os animais que possuem esse membro, visto que quem o possui exerce uma certa vantagem sobre aqueles que não o possuem.
Mas, além disso, tudo nos fixemos em notar o significado espiritual dessa unção. Assim como o ungir da orelha direita não significaria algo especial com este membro mas sim com o sentido da audição em especial no que diz respeito as coisas de Deus. O ungir do polegar nos dá a idéia da unção da mão que usamos para os nossos afazeres.
Mãos nos dá  idéia de atividade, trabalho, nos dá a idéia de exercer alguma função.
Portanto, a unção nas mãos nos dá a idéia de sermos ou recebermos a unção para trabalhar para o Senhor. Muitos hoje são chamados para trabalhar para o Senhor, muitos tem um chamado desde criança para exercer um trabalho a serviço do nosso rei Jesus.
E trabalhar para o Senhor é muito gratificante, embora muitos hoje rejeitam o trabalhar para o Senhor, dizendo ser um trabalho sem recompensa nenhuma sabemos que o trabalho que exercemos é para Deus e não para obtermos lucros, reconhecimento das pessoas que nos cercam.
I Coríntios 15.58 contém a promessa de que o nosso trabalho no Senhor não é vão.
Quantas vezes fazemos algo e ao final de nosso trabalho vemos que não houve o proveito, o reconhecimento que queríamos e costumamos a dizer: “- Tudo que fiz foi em vão. Foi inútil”.
Porém, trabalhar para o Senhor, ser um ceifeiro na sua seara e ainda mais sabendo que há poucos ceifeiros para ela nos dá a dimensão desse privilégio em que nosso trabalho nunca é vão quando o fazemos para o Senhor. Somos privilegiados. Será que temos isso em mente?
Repita comigo: “Eu sou um privilegiado”.
Sim você é um privilegiado, o Senhor escolheu a você pense bem: Poderia ser qualquer uma outra pessoa, mas o Senhor escolheu você.
Quando nos dispomos a trabalhar para o Senhor, quando nos dispomos a colocar nossa vida nas mãos do Senhor, o trabalho não é vão.
Se eu perguntar a alguns adolescentes ou crianças: – Você gostaria de ser um lixeiro quando crescer?
Ah!!! Vão dizer: Que é isso Pastor??!!
Eu nunca vi nenhuma criança dizer: “- Quando eu crescer eu quero ser lixeiro!!!”
Sinceramente nunca vi!
Creio que, se uma criança chegasse para seu pai e sua mãe e dissesse:
– Papai, eu tenho um sonho na vida...
– Ah é meu filho(a), que sonho é esse, é ser um doutor, advogado...?
– Não. Eu quero ser lixeiro!!!
– Mas que besteira é essa! Nunca mais repita uma coisa dessas. Deus o livre.. ta amarrado!
É não é assim? Ninguém quer um “futuro” desses para o seu filho, Mas você já viu, quando o serviço de coleta de lixo entra em greve, ou deixa de passar? Faz tanta falta!
Acumula-se o lixo na porta da sua casa, ali no seu portão, as pessoas começam a jogar lixo no primeiro terreno baldio que encontram; com isso as moscas e ratos começam a aparecer. É horrível! É um serviço tão menosprezado, mas tão útil.
Talvez seu serviço seja tão menosprezado, ninguém dê atenção; mas é tão útil a Deus. Poder trabalhar para o Senhor é uma benção, é um privilégio
Deus conta conosco, ele espera que respondamos seu chamado positivamente, a unção na mão  nos indica que devemos  estar prontos para o trabalho na obra do Senhor.
Estamos vivendo tempos difíceis, tempos onde o amor já não tem mais valor, e Deus nos convoca para trabalhar nesse tempo, fazer a sua obra nesse tempo estar disposto a trabalhar para o Senhor nesse tempo.
Deus está chamando pessoas e mais pessoas para trabalhar, mas as pessoas hoje tem dado muitas desculpas para não trabalhar para o Senhor, mas encontramos na Bíblia e em seus personagens as respostas para elas.
SOU NOVO DEMAIS PARA TRABALHAR PARA DEUS
Quantos não tem dado essa desculpa para fugir do compromisso de trabalhar para Deus, de ser mais um voluntário nesse trabalho que como acabamos de ver é vantajoso por nunca fazermos algo que seja em vão.
A Bíblia nos relata a história de um rei que foi considerado um dos melhores reis que Israel já teve que foi o Rei Josias (2Reis 22 1,2).
Ele começou a reinar quando tinha apenas 6 anos e em seu reino houve paz e harmonia com Deus.
Apesar de ser tão jovem, Josias  restaurou o templo e trouxe de volta o culto ao Senhor.
Josias não olhou para sua pequenez, não se intimidou por ser uma criança, não desistiu de fazer a vontade do Senhor somente porque era jovem, ou novo demais. Josias aceitou o desafio de trabalhar para o Senhor e teve seu nome gravado na história de Israel e até hoje é lembrado como o GRANDE REI JOSIAS.
Não diga que você é novo demais para trabalhar na obra do Senhor, pois como o Senhor disse para Jeremias ele te diz hoje: “Não digas sou uma criança, porque onde quer que eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar dirás.” (Jeremias 1.7)
ESTOU OCUPADO DEMAIS PARA TRABALHAR
Outra desculpa “esfarrapada” que costumamos dar para o Senhor quando recebemos o seu chamado e dizer a ele que não temos tempo para trabalhar na obra, que somos ou estamos ocupados demais pra trabalhar.
Deixamos de fazer a vontade do Senhor por alguns afazeres domésticos, ou particulares, ou seja, deixamos de fazer a vontade de Deus por causa de nosso egoísmo.
Colocamos nossas coisas acima de Deus, e muitas vezes desprezamos os chamado do Senhor por causa delas.
A Bíblia relata-nos a história de um homem muito ocupado, que  tinha muita coisa pra fazer, mas quando recebeu o chamado do Senhor, não pensou duas vezes e largou tudo para servir ao senhor.
Este homem foi Eliseu(1Reis 19.19, 21).
Elias tinha acabado de encontrar a Deus no monte Horebe, e Deus manda Elias procurar um sucessor.
Agora estava Elias passando e tinha um jovem mancebo trabalhando arando a terra com uma junta e bois e este ao receber o chamado de Elias, pediu apenas que este o deixasse voltar para se despedir de seus pais, e fez mais, voltou ainda e matou a junta de bois que estava trabalhando usando os aparelhos que prendiam os bois para o fogo e distribuiu para o povoe foi seguir a Elias.
Eliseu nos ensina que nada pode tomar o lugar do chamado de Deus em nossa vida.
Aquilo que pode nos prender, nos segurar para não irmos, devemos deixar para trás, o fato de ele ter ido beijar seu pai e sua mãe, mostra que Eliseu sabia que dificilmente voltaria para revê-los.
Eliseu agora estaria a servi;o do Deus vivo. E onde Ele o mandasse ir ele iria.
Se Deus nos chamou, não tenhamos medo em abandonar tudo e o seguir, pois Ele nos susterá com a sua mão direita.
ESTOU VELHO DEMAIS PARA TRABALHAR
Muitos preferem essa desculpa de que estão velhos demais para trabalhar para o Senhor
A Bíblia nos mostra o exemplo de dois personagens um foi Simeão que serviu ao Senhor no templo até sua velhice até o dia em que viu a Jesus ainda criança abençoou ao menino e disse que agora poderia morrer em Paz.
E de Ana Uma mulher já avançada em idade e que servia ao Senhor no templo em jejuns e orações
Estes serviram ao Senhor apesar da idade lhes serem avançada não mediam esforços para estar diante de deus em jejum orações e suplicas.
CONCLUSÃO
O Senhor nos chama para trabalhar, nos unge para trabalhar em Sua obra, a unção nas mãos nos dá a dimensão que devemos trabalhar para o Senhor em quaisquer que sejam as circunstâncias.
O Senhor nos chama para trabalharmos hoje, antes que seja tarde demais.
Você tem um chamado, pode ser que Deus não te chamou ainda, mas esteja preparado, a sua hora vai chegar!

Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...