Você está aqui: Home » O ANO DA UNÇÃO - Pés

(Levítico 14:14-18)
Definição de unção: Hebraico Masash - “esfregar”; Grego Chrisma - “besuntar”.
Introdução:
Todo crente passa a ter o Espírito Santo no momento de sua conversão, pois conforme nos diz em:
(Romanos 8.9b) “...Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Ainda em Romanos, Paulo diz que:
(Romanos 8.16) - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
·         Porém, o Espírito Santo, não somente está dentro de nós, mas pode nos ungir para ministérios especiais na obra de Deus, a fim de que, possamos operar com poder.
(Atos 10.38) - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
Encontramos várias unções no Velho Testamento, relacionando-as ao nosso ministério atual:
a)       A UNÇÃO DO LEPROSO
Essa unção representa a salvação, é sobre essa unção que quero falar hoje, primeiro vou citar algumas outras e já volto a falar sobre essa unção.
b)       A UNÇÃO DO SACERDOTE
Essa unção representa o Ministério do crente, unidade do corpo.
Este tipo de unção foi aplicado sobre Arão e seus filhos para que se tornassem aptos para ministrarem perante o Senhor em favor de seus irmãos. (Levítico 8.10-12, 30)
c)        A UNÇÃO REAL
Essa unção representa a Capacitação específica para ministério específico.
Podemos vê-la no Antigo Testamento em Davi. Ele foi ungido três vezes:
a)       Por Samuel. (I Samuel 16.13)
b)       Em Hebrom como rei sobre Judá. (II Samuel 2.4)
c)       Em Hebrom rei sobre todo o Israel. (II Samuel 5.2,3)
d)       A UNÇÃO PROFÉTICA.
Vemo-la em Elias e Eliseu.
Este tipo de Unção era um tipo de capacitação especial de um homem para operar como porta-voz de Deus, na transmissão de sua Palavra ao povo escolhido. (I Reis 19.16)

·         Porém como já disse a unção que quero enfatizar é a UNÇÃO DO LEPROSO. Essa unção representa a SALVAÇÃO.
O capítulo 14 de Levítico nos ensina que o leproso depois de sarado de sua lepra precisava passar por um processo de purificação.
Ele ficava fora do acampamento e o sacerdote devia ir até onde ele estava e aplicar-lhe o sangue do sacrifício, fazê-lo entrar no acampamento, aplicar-lhe novamente o sangue, e então, ungi-lo com azeite, fazendo assim a “expiação por ele perante o Senhor”.
A unção que é o tema de hoje é a unção do pé, a unção que nos capacita ao serviço ao Senhor. A Lepra da preguiça, do desânimo, da rivalidade e outras que nos impede de trabalhar na Obra do Senhor é tirada quando você recebe a unção do Senhor Jesus.
 (Levítico 14.17) - E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;
·         Todo crente regenerado passou pela unção do leproso.
Essa unção está ligada à salvação da alma. A lepra é neste caso um tipo de pecado incurável no mundo natural, mas curável por Deus.
O homem nada pode fazer para remover o pecado e seus efeitos.
A unção nos capacita a vivermos em um mundo que não é nosso.
(João 17.16) - Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Ilustração:
Nossa vida pode ser comparada a um submarino.
·         Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo. Podemos ilustrar essa verdade olhando para um submarino.
Está na água, mas não é da água. Se ele estiver no chão, fora da água, não serve para nenhum propósito, pois, não está realizando sua missão. Quando ele está na água, deve estar separado (não isolado) da água.
A unção é necessária para que nenhum furo ou rachadura deixe o mundo entrar na sua vida.
Quando a água entra no submarino, é motivo de alarme e emergência.
“Nós, da mesma forma, devemos ser separados do mundo, mas, não isolados do mundo.”
A CURA DO PECADO É O SANGUE DE CRISTO.
Na purificação do Antigo Testamento, era aplicado o sangue dos animais sacrificados. No Novo Testamento, descobrimos que a cura para o pecado é o Sangue de Cristo.
·         Os sacrifícios de animais, meramente apontavam para o sacrifício do Cordeiro de Deus. Aqueles sacrifícios eram a sombra e Jesus foi a substância que projetou a sombra.
Encontramos no Novo Testamento a confirmação de que Cristo é o único sacrifício capaz de tirar o pecado do mundo.
(João 1.29) - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Na purificação do leproso, primeiramente era aplicado o sangue e depois o óleo.
A aplicação do sangue representava o Sangue de Cristo, a aplicação do óleo, indicava o toque, a influência do Espírito Santo sobre a vida daquele que aceitaria o sacrifício de Cristo.
O sangue era aplicado sobre algumas partes do corpo:
a)       Na orelha direita - Tem a ver com a razão, o raciocínio;
b)       No polegar da mão direita - Tem a ver com ação, trabalho;
c)       No polegar do pé direito - Tem a ver com a conduta.
d)       Na cabeça – Tem a ver com a razão, os pensamentos e as decisões.
Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, quando morremos com Ele para o pecado e ressuscitamos para uma vida de aperfeiçoamento contínuo, recebemos a unção que nos purifica e fortalece, recebemos a unção que recebeu nosso Senhor Jesus.
(Atos 10.38) - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
·         O próprio Senhor Jesus fala sobre Sua unção, e qual a finalidade dela.
(Lucas 4.18) - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
(Lucas 4.19) - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.
Jesus foi ungido para desfazer as obras do diabo. De acordo com Atos 10.38, Ele se fez homem e precisou ser ungido por Deus para cumprir todo o plano divino aqui na terra.
Podemos observar que em Atos 10.38, a vontade de Deus para o ministério terreno de Jesus foi "fazer o bem e curar A TODOS os oprimidos do diabo" esse é e era o propósito da unção sobre Jesus.
Isaías também relata: "O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE mim, pelo que me ungiu PARA EVANGELIZAR os pobres; enviou-me para proclamar LIBERTAÇÃO AOS CATIVOS e RESTAURAÇÃO DA VISTA AOS CEGOS, para PÔR EM LIBERDADE OS OPRIMIDOS".
Foi com esta passagem, de Isaías 61, que Jesus, ao ler na sinagoga, na presença de todos, anunciou seu ministério.
Por todo o Evangelho vemos Jesus praticando o propósito do seu ministério, revelando o Pai, ensinando a verdade, mostrando quem é satanás e quem é Deus.
Em João 10.10 Jesus disse:
(João 10.10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
·         A unção promove vida, cura e saúde, paz, alegria e libertação.
Por toda parte, Jesus ensinava, pregava e curava sob a unção do Espírito e os milagres aconteciam. Pessoas eram libertas de espíritos malignos, curadas e até ressuscitadas.
Paulo diz em:
(Romanos 1.16) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Conclusão:
Há unção na pregação do evangelho! Há poder de Deus para Salvação hoje!
Mas o que é o Evangelho de Cristo? O Evangelho são as BOAS NOVAS de Cristo. Tem programas cristãos de rádio e televisão, que até colocam o nome de "programa boas novas" Mas só pregam derrota, doença, miséria, morte.
Isso NÃO são "boas novas" Jesus anunciou as boas novas:
(João 10.10b) “... eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
Ele disse: "O ESPÍRITO DO SENHOR (a unção) ESTÁ SOBRE mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos".
Isso são boas novas! Deus ungiu Jesus para Curar, para salvar, para libertar!
Esta unção maravilhosa está disponível hoje. O Senhor Jesus nos ungiu para desfazermos as obras do diabo.
Sua mão é ungida para fazer a obra do Senhor, seus pés para anunciar as Boas Novas, sua cabeça para ter autoridade sobre o diabo e viver na direção do Espírito Santo.
Não confie na sua própria capacidade ou força. É através da unção do Espírito Santo que esta unção está sobre a igreja. Você é a igreja, o corpo de Cristo andando sobre a face da terra.
"Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”
(I João 3.8b) – “... Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”
Você é nascido de Deus. Receba a unção que te dá autoridade e poder para levar Jesus aos cativos e oprimidos.

Deus abençoe sua vida!
Fonte: Miss. Luiz Fernando Lopes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...