Você está aqui: Home » O ANO DA UNÇÃO - Cabeça

Levítico 14.17,18
Hoje é o último dia da campanha de final de ano, onde falamos aos irmãos sobre as unções que estarão sendo derramadas sobre a vida daquele que quer se purificar de toda a lepra (pecado) que tem contaminado a humanidade desde o Édem.
No domingo passado, foi falado sobre a unção do sacerdote sobre o pé direito da pessoa que foi purificada de sua lepra.
Pudemos perceber o significado desse simbolismo, onde a unção sobre o pé vai além do que aparenta ser, a unção nos mostra que devemos aprender a andar com o Senhor nosso Deus, estar no caminho que Ele nos preparou.
Hoje eu quero falar sobre a última unção que é a unção na cabeça.
“... e o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se;” (Levítico 14.18)
Quando a Bíblia nos fala de cabeça está falando sobre liderança, fala sobre “primeiro”, comando, estar na frente comandando. Cabeça na Bíblia fala também sobre pensamento, entendimento, mente, razão, psique.
A unção na cabeça não é simplesmente algo específico para o membro propriamente dito, mas para algo muito maior em escalas que muitas vezes não percebemos ou fazemos questão de ignorá-las.
É na cabeça onde nascem todas as nossas intenções, boas ou más. É na cabeça onde nasce os sonhos, o amor, a esperança; mas também é na cabeça onde nasce a decepção, o ódio, o desespero; ou seja, tudo nasce em um único lugar.
Por isso a unção na cabeça torna-se tão importante.
Durante a campanha nesses últimos três domingos, aprendemos e discutimos sobre três atitudes que definitivamente mudariam nossas vidas diante do Senhor, mudariam nossas vidas não só no próximo ano, mas desde o momento em que estivéssemos aptos, prontos a deixar a mudança acontecer.
Aprendemos que devemos dar ouvidos ao Senhor, Estar prontos para trabalhar para o Senhor e prontos para andar com Senhor.
Mas nada disso será possível se na sua mente, na sua cabeça não for tomada essa decisão. De nada servirá a unção na sua orelha, se você não estiver disposto a ouvir ao Senhor, a unção em sua mão, se você não quiser trabalhar para o Senhor, ou a unção no pé se você não se dispuser para caminhar ao lado do Senhor. Pois todas as decisões são tomadas aqui (na mente) e não aqui (no coração).
A unção sobre a cabeça representa a direção, o controle divino sobre nossos planos e projetos.
No findar de todo ano somos tomados por grandes planos, desejos, sonhos para o novo ano que se inicia.
Quando permitimos a unção sobre a cabeça estamos permitindo que o Senhor tome a direção de nossas vidas, tome o controle para que no final possamos ter êxito.
O salmista Davi sabia disso quando escreveu em seu salmo “Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda” (Salmos 23.5)
O que o Senhor nos ensina com essa unção, faz toda a diferença em nossa vida. Não pelo fato de sermos besuntados com óleo que irá nos ensinar algo, mas o fato de aprendermos obediência. Tudo se resume a Obediência.
Ouvir a voz do Senhor, Trabalhar para o Senhor, caminhar com o Senhor, permitir que o Senhor dirija nossas vidas, tudo requer obediência.
A Bíblia nos conta a história de Sansão, um Juiz em Israel que teve grande êxito enquanto era obediente ao Senhor.
Tudo bem, você pode até me questionar que Sansão não foi ungido. Realmente ele não foi ungido propriamente dito, mas ele foi “Separado” desde o ventre de sua mãe.
Sansão tinha uma força descomunal, e todos temiam um enfrentamento com ele.
Enquanto obediente Sansão empreendeu muitas vitórias a Israel em cima de seus inimigos filisteus.
·         A Obediência de Sansão fazia com que ele fizesse a vontade do Senhor (Juízes 14.4)
·         A Obediência de Sansão fazia com que ele trabalhasse para o Senhor (Juízes 14.4)
·         A Obediência de Sansão fazia com que o Senhor estivesse com ele. (Juízes 14.6)
·         A Obediência de Sansão fazia com que o Senhor o abençoasse. (Juízes 13.24)
Porém, a desobediência de Sansão trouxe uma seqüência trágica para sua vida.
·         A desobediência de Sansão fez com dele um alvo fácil para seus inimigos. (Juízes 16.18)
·         A desobediência de Sansão fez com que fosse capturado pelos filisteus. (Juízes 16.21)
·         A desobediência de Sansão fez com que fosse lhe tirado a visão. (Juízes 16.21)
·         A desobediência de Sansão o levou a uma morte triste e sem glórias (Juízes 16.30)
E o que o Senhor quer de nós a partir deste momento, não somente a partir do ano que vem, é OBEDIENCIA.
·         Enquanto somos obedientes, o Senhor fala conosco e damos ouvidos à sua voz.
·         Enquanto somos obedientes, o Senhor nos envia a trabalhar e fazemos a sua obra.
·         Enquanto somos obedientes, caminhamos ladeados com o Senhor, e Ele nos dá força.
·         Enquanto somos obedientes, O Senhor guarda nossas mentes, nossos pensamentos.
Que a unção do Senhor esteja sobre nossas cabeças de modo que sejamos obedientes ao Senhor, e estejamos prontos para toda boa obra que Ele tão bondosamente nos designar.
Que tenhamos paz em Deus para que nossos pensamentos e desejos sejam guardados pelo Senhor como está escrito em Filipenses 4.7. 
Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...