Você está aqui: Home » Negando a si mesmo

Negando a mim, tomando a minha Cruz e seguindo a Jesus.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; (Mateus 16.24)
Introdução
Nesse capítulo vamos ler que os fariseus tinham pedido ao Senhor Jesus um sinal. A multidão era grande atrás de Jesus. Porque eles queriam ver os milagres de Jesus, receber milagres, eles tinham um interesse muito grande materialmente.
Infelizmente vemos isso nos tempos de hoje. Pessoas querem ir na igreja pra receber as coisas de Deus. Podemos ver, quando passa o carro de som anunciando que vai ter aquele pregador ou cantor, a igreja fica cheia.
Nosso pastor em Goiânia dizia assim: “Não precisa vir um pregador de fora pra você pedir pra ele orar por você pra você receber a sua benção, basta apenas que você feche os seus olhos e ore ao Senhor”
E o pior além da multidão, dos fariseus, ainda os discípulos estavam preocupados, porque eles tinham esquecidos de trazer comida.
Jesus disse nos versículos 8, 9 e 10: E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?
Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcovas levantastes?
Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes?
Jesus estava indignado!
Quantas vezes nós também não deixamos Jesus assim. Já vimos o seu poder, já participamos das suas benções, e ainda ficamos preocupados com os problemas.
Jesus queria saber naquele momento quem queria mesmo ser discípulo dele.
O que precisamos fazer pra sermos discípulos de Jesus?
Mas o que significa a palavra discípulo?
DISCÍPULO É: O que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno.
Jesus queria isso dos seus discípulos, Jesus queria isso da multidão. Jesus quer isso de você.
Mas como podemos ser discípulo de Jesus?
1º NEGANDO A NÓS MESMOS
Como negar a nós mesmos? Em Marcos 10. 17-22 nos conta a história de um rapaz que queria herdar a vida eterna. Só que para herdar a vida eterna ele precisaria ser um discípulo, precisaria negar a si mesmo.
Como é difícil a gente negar a nós mesmos! Como é difícil a gente deixar de fazer certas coisas!
Aquele rapaz tinha um amor tão grande ao dinheiro que preferiu deixar de ser discípulo de Jesus a entregar seus bens aos pobres.
Esse negar é constante, porque as obras da carne estão sempre nos rodeando. (Romanos 7. 19-25) O mal sempre quer nos dominar. Mas quando mesmo em dificuldades negamos a nós mesmos, aos nossos desejos carnais, conseguimos ser discípulos de Jesus.
2º TOMANDO CADA DIA A NOSSA CRUZ
“Tomar a cruz” para segui-lo significa entregar-se totalmente à vontade de Pai, em “morrer para o mundo”, em buscar a verdadeira realização na vida, que é seguir a Jesus na terra, indo para os céus (Gl. 6.14-16).
Cada um de nós tem a sua própria cruz, o nosso descanso, a nossa recompensa não está aqui neste mundo corrupto e mau, mas está em Cristo, nas coisas celestiais (Cl.3. 3-4 - Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.)
Devemos a todo o momento estar crucificando o nosso “eu”, o nosso homem carnal. Devemos mortificar a nossa carne.
Muitas vezes achamos que a nossa cruz é muito grande, a do irmão é bem menos. As vezes indagamos a Deus, porque minha cruz é tão pesada? Não poderia diminuir não Senhor!
Mas o Senhor não nos coloca algo além do nosso limite. (I Coríntios 10. 13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.)
ILUSTRAÇÃO: TAMANHO DA CRUZ
3º SEGUINDO A JESUS
Outra coisa que precisamos fazer para sermos discípulos de Jesus é segui-lo.
Quando seguimos a Jesus, as coisas deste mundo passam a não serem as mais importantes para nós. Não buscamos o reconhecimento dos homens e o brilho das glórias deste mundo, mas olhamos para uma pátria melhor, para uma eternidade de gozo com o Senhor.
Quando não sabemos chegar em um lugar e alguém diz pra segui-lo, o que fazemos ?
Ficamos de olho em tudo que o outro motorista faz. Se por algum motivo ele muda de faixa, mudamos também. Ficamos de olho em todos os passos.
É assim que devemos fazer com Jesus. Queremos chegar no céu, então devemos segui-lo de perto. Não podemos tirar o olho de Jesus. Dependermos de Jesus.
Seguir a Jesus requer uma decisão seguida por ação. A Bíblia diz em Mateus 4:19-20 “Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram.”
Seguir a Jesus significa guardar os Seus Mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 2:4 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”
Tem uma música que diz assim sua letra: “Seguir a Jesus é deixar as redes, é deixar o barco. É fazer-se de fraco pra levar os fracos à verdade. É ser livre de tudo, ser servo de todos… Seguir a Jesus é perder sua vida pra encontrar vida plena. É abrir mão de tudo, entregar-se de todo, vale a pena!”.
Ser discípulo de Cristo é segui-lo sem olhar para trás.
CONCLUSÃO
Seja hoje um verdadeiro discípulo de Jesus. Não faça como a multidão, os fariseus. Que andavam atrás de Jesus, mas não eram discípulos.
Aprenda com Jesus, Ame a Jesus, Obedeça a Jesus e Sigua a Jesus,


Deus abençoe sua vida!
Fonte: Pra. Deise Campos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...