Você está aqui: Home » De Príncipe (Juiz) a Palhaço!


(Eclesiastes 7. 8a) “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas;”
Introdução
Segundo os historiadores, o rei  Salomão escreveu o livro de Eclesiastes na sua velhice, então ele sabia muito bem o que estava escrevendo. Se você ler o livro de Eclesiastes vai ver como ele relata que muitas coisas que fez foi bobagem, vaidade.
E segundo esse versículo vamos mostrar uma história na Bíblia em que descreve isso que Salomão escreveu.
Hoje vamos falar de um rapaz que no princípio era um juiz e no final de sua vida se tornou um bobo da corte. Vamos falar de Sansão. Sei que todos conhecem a história desse rapaz forte, mas será que atentamos para o finam dele?  Porque que o um rapaz tão forte, era tão fraco? Porque que um rapaz que teve seu nascimento anunciado por Deus, teve um final tão amargo? Porque um rapaz separado por Deus (Nazireu) ainda no ventre de sua mãe, terminou tão sozinho? Por que ele começou tão bem e terminou tão mal? Como pode um homem começar como juiz e terminar como bobo da corte nas mãos do inimigo? O que aprendemos com a história de Sansão e podemos evitar na nossa.
1º NÃO ANDE SOZINHO
Quando vamos lendo a história de Sansão pode ver que ele estava sempre sozinho. Ele não tinha um amigo, ou mesmo um servo, alguém em que ele confiava em que buscava a Deus. Nem mesmo os seus pais.
A bíblia diz em Eclesiastes 4. 9 – 12 (9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? 12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.)
Veja que os homens mais bem sucedidos da Bíblia andavam com outras pessoas:
·         Jesus, andou com os discípulos.
·         Paulo, escolheu andar com pessoas em suas viagens missionárias e em todo seu ministério.
·         Moisés tinha um conselheiro chamado Jétro – seu sogro (Ex 18.13-27).
·         Davi tinha um mentor, chamado Natã, (2 Sm 12.1-15) e um amigo chamado Jhonatas
·         Josué tinha Moisés.
·         Daniel, tinha três grandes amigos - Mizael, Ananias e Azarias (Sadraque, Mezaque Abede-Nego (Dn 2.16-18).
A solidão não é boa pra ninguém. É o princípio da queda espiritual do homem. Foi quando estava sozinha que Satanás tentou Eva e a mesma caiu na tentação, entre outros exemplos da Bíblia. Irmão, irmã, você não é um Lobo Solitário. Você é ovelha. Ovelha vive em rebanho. Mas porque será que agimos como Sansão e queremos estar sozinho, quais podem ser os motivos? Vou citar alguns:
(1)     A perda da simplicidade.
(2)     A falta de "tato" no tratar as pessoas.
(3)     O excesso de auto-confiança.
(4)     O mau humor crônico.
(5)     O sucesso, que sempre levanta uma parede de isolamento.
(6)     A ingratidão.
ILUSTRAÇÃO: Vemos nessas reportagens em que mostra quando um animal caça o outro. O Ariel tem um DVD que fala sobre os guepardos. Eles atacam aquele animal que está mais afastado do grupo.
Aprenda irmão a viver com os outros irmãos. Não pense que seja fácil, porque senão Paulo não falaria que devemos suportar uns aos outros. Se você quer andar sozinho você se torna presa fácil pro diabo.
2º - PROCURE APRENDER E OUVIR PESSOAS DE DEUS
Em Juízes 14. 1-3 mostra como Sansão não deu ouvidos a seus pais: (1 ¶ E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, 2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.)
Pelo que podemos ler, seus pais tentaram tirar aquilo da cabeça de Sansão, mas ele não ouviu. Porque ele deu mais importância a aquilo que agradou os seus olhos do que o que era correto de se fazer. Ele não aceitava ser ensinado.
Quantos pensam que podem ir sim buscar seu marido ou esposa no mundo e depois trazê-lo pra igreja?
Quantos como Sansão dizem: quem manda em mim sou eu. Eu sou dono do meu nariz.
E como terminou essa história de Sansão?
O casamento de Sansão acontece, mas a história é uma tragédia. Sansão propõe um enigma na festa e quem descobrisse ganharia uma recompensa. Ninguém descobre, a sua mulher tira a resposta  dele e entrega ao seu povo, quando eles respondem para Sansão ele fica furioso, mata 30 homens só para pegar o que havia prometido como recompensa. Então ele vai embora para casa, e o Pai da menina a entrega para outro homem. Quando ele volta vê isso e de vingança queima os campos dos filisteus. Quando os filisteus descobrem que fora Sansão, vão até a casa do seu ex-sogro e de sua filha e os queimam vivos.
Quem não aprende não cresce. Ao invés de crescer somente cai.
3º - TRATE AS SUAS FRAQUEZAS COMO FRAQUEZAS
Sansão tinha uma fraqueza, mas ele não achava que aquilo era problema pra ele. Ele não tratava a fraqueza dele como fraqueza. Só conseguimos tratar nossas fraquezas quando assumimos que temos que mudar nosso caráter.
Dom é um presente, mas caráter é uma escolha.
Sansão ele tinha um dom que Deus deu a ele, mas ele não tinha um caráter de Deus. Após o caso da mulher filistéia, ele foi novamente e seguiu os seus olhos e foi e deitou com uma prostituta. (Juízes 16. 1 - E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e deitou com ela).
Ele era tão forte. Sansão matou um leão sem nenhuma arma nas mãos; Matou 30 homens; matou mil filisteus com uma queixada de jumento, arrancou os portões de Gaza; mas não foi capaz de dominar a si mesmo.
Sansão não conseguia dominar seu impulso sexual. E isso foi mais uma causa da sua queda.
Não podemos tampar o sol com a peneira, devemos sempre procurar tratar VERDADEIRAMENTE a nossa fraqueza, e não apenas escondê-las. Seja qual for nossa fraqueza. Fofoca, mentira, inveja, pornografia, ira, murmuração, indiferença, palavrões, etc.
4º - NUNCA BRINQUE COM O PECADO
Sansão sempre brincou com o pecado. Ele como Nazireu não podia fazer muitas coisas como, por exemplo: Ele não podia cortar os cabelos, não podia beber vinho ou outras bebidas fortes, não podia chegar próximo a um cadáver, e ele fez tudo isso.
Certa vez ele matou um leão que apareceu no caminho, alguns dias depois quando ele passava por lá novamente ele viu o cadáver do Leão que agora havia abelhas e ele vai  e pega o mel. Brincando com o pecado. Zombando daquilo que Deus tinha dado a ele.
O diabo não chega pra gente mostrando sua cara feia, ele mostra o mel, como no caso de Sansão. Ele se achegou perto do cadáver pra pegar o mel, e não prestando atenção que estava pecando contra Deus.
No caso do seu cabelo, ele ficou brincando quando Dalila queria descobrir o que dava força a ele. Mandou ela fazer tantas coisas. E sempre os filisteus chegavam. Mas brincar com o pecado pra Sansão estava divertido.
Não brinque com o pecado. Quando você perceber você vai estar preso por ele.
ILUSTRAÇÃO: Era uma vez uma ovelhinha que, junto com sua mãe, passava em frente de um chiqueiro todos os dias a caminho do pasto. Os porcos se divertiam tanto rolando na lama que num dia de muito calor a ovelhinha pediu à mãe que a deixasse pular a cerca e chafurdar na lama fresca.
A mãe respondeu que não. A ovelhinha fez a clássica pergunta: “Por que não?” A resposta foi simples: “Porque ovelhas não chafurdam.”
A ovelhinha não se contentou. Achou que a mãe havia feito pouco caso dela e abusado de sua autoridade quando não devia. Assim que a mãe se afastou, a ovelhinha correu para o chiqueiro e pulou a cerca. Sentiu a lama fria em seus pés, suas pernas e barriga. Pouco depois achou que já era hora de voltar para junto da mãe, mas não conseguiu! Estava presa!
Lama e lã não combinam. Seu prazer havia se transformado em prisão. A ovelhinha estava desesperadamente presa em conseqüência de sua tolice. Ela pediu socorro e foi resgatada por um lavrador caridoso.
Depois de ter sido limpa e estar de volta ao aprisco, a mãe relembrou: “Não se esqueça de que ovelhas não chafurdam!”
O mesmo acontece com o pecado. Parece tão gostoso tão fácil de ser abandonado quando bem entendermos. Mas não é assim! Os prazeres nos aprisionam. Os cristãos não devem chafurdar (2 Pedro 2:14-22)
Chafurdar significa: rolar na água, lama, neve, poeira, etc por brincadeira
Você é ovelha? Então não se esqueça. Ovelhas não chafurdam no pecado.
Conclusão
Como foi o fim de Sansão? Foi um final trágico. Aquele que foi um juiz estava servindo de bobo da corte pros filisteus. Não queira isso pra você. Deus não quer isso pra você. Em Jeremias 29. 11 diz assim: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Se você está pensando ou querendo saber como será o fim, como gostamos de dizer: “Como tudo isso tudo vai terminar? ” Se você seguiu o caminho diferente que Sansão seguiu, então creia que será um fim de paz.

Deus Abençoe sua vida
Fonte: Pra. Deise Campos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...