Você está aqui: Home » SONHO OU PESADELO ?


Atos 7. 8 - 13

INTRODUÇÃO

Muitas vezes Deus nos dá sonhos e o inimigo das nossas almas quer transformá-los em pesadelos.
Vemos na história lida que José desde menino tinha sonhos. Os sonhos de José eram sonhos que diziam que ele iria ser o maioral entre os seus irmãos e até sobre os seus pais. E o que aconteceu com José? Sofreu algumas decepções.

1º - Até seu pai que o amava tanto o repreendeu: Gn 37. 10 E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Os irmãos de José até tinham ciúmes dele com o seu pai, porque Jacó o amava muito. Jacó porém não acreditou em José e assim ele sofreu a primeira decepção. Ele poderia ter desistido de Deus, ter dito a Deus que ele tinha tido um pesadelo que estava fazendo com que o pai dele brigasse com ele, mas ele não o fez.

2º - Seus irmãos o venderam: Gn 37. 19 E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! 20 Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. 21 E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida. 28 Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
Os irmãos de José movidos por ciúmes quiseram transformar o sonho de José em pesadelo. Primeiramente quiseram matá-lo, mas Deus usou Rúben e não deixou que fizessem isso. Mas eles aproveitando uma saída de Rúben venderam-no para os mercadores que estavam indo pro Egito. Mesmo que muitas vezes pessoas querem transformar seus sonhos em pesadelos, Deus usa outras pessoas pra te ajudar.

3º - Foi vendido escravo: Gn 37. 36 E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.
José poderia pensar, acho que chegando ao Egito eles me liberam e eu me torno uma pessoa importante e assim o meu sonho será realizado. Mas não foi assim. Ele foi vendido novamente. Agora para ser escravo de Potifar chefe da guarda. Só que a casa de Potifar começou ser abençoada por causa de José e Potifar viu isso e colocou José para ser o maior na casa dele. José cuidava de todas as coisas lá. José poderia pensar agora meu sonho está realizando. Mas agora José passou por mais uma decepção, a mulher de Potifar se engraçou por ele e como José não quis se deitar com ela, ela o acusou de estupro. Olha o sonho de José virando pesadelo.

4º - Foi para a cadeia: Gn 39. 20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
José poderia pensar que agora sim o pesadelo estava decretado. Mas não, José continuava confiando em Deus. Mesmo lá na cadeia ele ajudava o carcereiro, ele se tornou a pessoa mais importante da cadeia. Mesmo que você esteja no cárcere, se você é um servo de Deus, você é a pessoa mais importante de lá. E lá nesse cárcere, foi preso dois funcionários do rei, o padeiro e o copeiro e eles tiveram cada um, um sonho e falaram desse sonho a José e José como era um homem de Deus, deu a interpretação. E ao copeiro ele disse q era pra lembrar-se dele quando estivesse com o rei. Mas aí ele sofreu mais uma decepção.

5º - O copeiro se esqueceu de José: Gn 40. 23 O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.
A esperança de novo de José foi pra chão. Na verdade nós não podemos depositar a nossa confiança em homem, mas apenas em Deus. Após dois anos, Faraó teve um sonho, foi aí que começou a realização da obra de Deus na vida de José.
O copeiro lembrou-se de José, e o rei pediu que trouxessem José em sua presença. José interpretou o sonho do rei e ainda deu uma idéia de como o rei poderia solucionar o problema que iria acontecer.


CONCLUSÃO

Quantas coisas aconteceram na vida de José para que ele transformasse o seu sonho em pesadelo.  Mas José confiou no Deus que lhe deu o sonho. Se Deus te deu um sonho, não deixe que os problemas da vida o transformem em pesadelo. Não desanime porque mesmo você sendo traído, vendido, escravo, no cárcere, esquecido Deus está com você e realizará o seu sonho.



 Deus abençoe sua vida!
Fonte: Pra. Deise Campos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...