Você está aqui: Home » Nossos próprios deuses


Isaías 44.8  ”Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.”
O profeta Isaías aqui nos conta a história de um homem que vai até a floresta e derruba uma arvore de cedro. Ele corta a arvora e leva a madeira para casa. Ele usa metade da lenha para fazer uma fogueira e cozinhar sua comida. Mas, após o jantar, ele usa o resto da madeira para esculpir um ídolo. Quando termina, ele se inclina para adorá-lo e ora para o seu resto e lenha: “Salva-me, pois tu és o meu deus”.
Deus expõe o desvario do homem ao fazer um ídolo de material comum, para em seguida dirigir-lhe oração, pedindo ajuda
Ainda hoje muita gente faz estátuas e ídolos, e se curva diante deles em oração e adoração esperançosos que o espírito representado pelo ídolo os ajude e proteja.
Sabe, está é realmente uma história triste, mas ela é bem parecida com a sua história.
É o que vem acontecendo numa boa parte do mundo "evangélico" dos dias atuais. Porque muitas vezes, nós temos procurado nossos próprios deuses para nos tirar de nossos problemas, temos fabricado com nossas próprias mãos, deuses para nos servirem de acordo com as nossas vontades.
Deuses sob medida.
Nossos ídolos ou deuses de hoje são muito diversificado, pois podemos ter como deuses a igreja em que congregamos, o ministério o qual fazemos parte, o instrumento que usamos na igreja, ou seja, tudo hoje pode se tornar nossos ídolos.
Nós olhamos para o nosso ídolo e achamos que ele poderá nos ajudar, achamos que ele vai resolver os nossos problemas. E então nos curvamos diante deles e dizemos: “Salva-me, pois tu és o meu deus.”
Foi o que aconteceu com Arão e os Israelitas. O Deus que falava através de Moisés, não estava agradando muito as pessoas. Eles estavam insatisfeitos com a forma de agir de Deus e com Seu servo Moisés. Aproveitaram então que há muito tempo Moisés não voltara de cima do monte, pensaram: Moisés está morto e o seu Deus não se importará mais conosco. A solução?
Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós" (Êxodo 32.1)
Vamos fazer um deus do jeitinho que nós queremos, do molde que nós desejamos e que pense como nós pensamos, pensou Arão e o povo.
Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.  E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito." (Êxodo 32.3-4)
Uma coisa que quero que todos entendam com esse triste incidente é que, não é Deus que deve se moldar a nós. Somos nós que devemos nos moldar a Deus.
A inversão destes valores está causando destruição, da mesma forma que causou, no passado, quando os filhos de Israel resolveram criar um deus do jeitinho deles!
A reposta de Isaías para tal tolice foi essa:
“Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente envergonhados.” (Isaías 44.9-11)
Muitos hoje têm caminhado para o abismo e para a vergonha mesmo estando dentro de uma igreja, porque estes têm criado deuses para si, deuses para lhes tirarem dos seus Egitos interiores.
A história que Isaías contou pôde não ter um final feliz, assim como o que aconteceu no deserto do Sinai com o povo de Israel, também pôde não ter um final feliz, mas a sua história hoje pode ter um final feliz, pois hoje Ele, o Altíssimo te diz:
“Lembra-te destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti. Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” (Isaías 44.21-22)
Se você tem buscado um deus que seja do jeitinho que você quer? Se você achar, cuidado! Ele pode te levar para bem longe do verdadeiro Deus.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (Jo 17.3)


Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...