Você está aqui: Home » UM LUGAR DESCONHECIDO




Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Salmos 46:1)

Introdução:

Sem dúvida a vida cristã é um combate.

·       A partir do momento em que nós nos entregamos ao Senhor, nós entramos necessariamente em uma batalha.

·       Essa batalha durará enquanto estivermos neste mundo.

Mas no meio dessa batalha, Deus preparou, para os seus filhos, um lugar em que eles podem ir para se renovarem e serem restaurados.

Infelizmente muitos cristãos não sabem da existência desse lugar, ou se sabem, não usufruem, achando que se usufruírem desse lugar, serão chamados de fracos ou de covardes.

Nesta batalha espiritual em que estamos, há muitas baixas no exército de Cristo, muitos soldados feridos, muitas perdas, muito cansaço, muita dor, muito desânimo, muitos erros também.

·       Mas marchamos de maneira triunfante, sabendo que já vencemos o inimigo em Nome de Jesus.

Há determinados momentos da batalha, em que devemos entrar nesse lugar.

Esse lugar se chama REFÚGIO.

1.     REFÚGIO É UM LUGAR DE SOCORRO (verso 1)

Lugar onde pode ir o angustiado, o oprimido, o ferido, o caído que precisa ser tratado por Deus, ser medicado e Consolado pelo próprio Deus.

·         Não é um lugar de juízo, mas de perdão total.
·         Não é um lugar de cobrança, mas de uma nova chance.
·         Não é um lugar onde Deus expõe o seu pecado, mas onde Ele te coloca no colo e te diz:

- Pode descansar meu filho(a). Eu cuido de você.

Hoje temos o nosso lugar de refúgio, os braços do Senhor Jesus. Esse é o lugar para onde devemos correr nos momentos em que precisamos de socorro.


2.     REFÚGIO É UM LUGAR ONDE DEUS LUTA POR NÓS

Muitas vezes precisamos parar de brigar com o inimigo e deixar Deus tomar a frente. (verso 10)


Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Salmos 46:10)

Buscar refúgio em Deus é nos protegermos na sua presença e deixar que Ele lute com nossos inimigos e os vença por nós.

Há momentos em que as nossas forças se esvaem e aí corremos para o nosso refúgio e Deus nos trata, nos cura, nos perdoa e destrói o nosso inimigo por nós.

Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos. (Salmos 18:3)

Invocar o nome do Senhor é fazer uma entrega literal e total.


3.     DEUS É O NOSSO REFÚGIO NA SOLIDÃO.

O QUE É A SOLIDÃO?

A solidão é um grande e terrível mal que vem assolando e até consumindo a vida de muitas pessoas nestes últimos dias.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, solidão é o estado de quem vive só, em isolamento ou em lugar despovoado.

Muitos, infelizmente, chegam até blasfemar de Deus por esta infelicidade em sua vida.

Entretanto, não podemos nos render diante desta triste situação, mas devemos mesmo buscar a cura para este tão grande mal na presença de Deus.

NA SOLIDÃO PODEMOS CONHECER MELHOR A NÓS MESMOS.

Quantas pessoas não dariam tudo para estarem sozinhas? Mas, enquanto isso, outras reclamam da solidão, sem se dar conta que, neste momento, podemos nos conhecer melhor.

(Isaías 51:3) -  Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.

Aproveite o momento de solidão na sua vida para cultivar o que existe de melhor em nós mesmos.

NA SOLIDÃO PODEMOS CONHECER MELHOR O SENHOR.

É verdade, e isso aconteceu com vários homens de Deus.

·         Moisés, por exemplo, sabia do Deus de Israel, mas foi na solidão que ele conheceu o seu nome. (Ex 3:13,14).
·         Foi na solidão do seu quarto que Samuel ouviu a voz de Deus (I Sm 3:7,10).
·         Elias estava numa caverna no deserto sozinho, ali ele aprendeu a distinguir melhor a voz de Deus (I Rs 19:11-13)
·         O Apóstolo Paulo, depois de convertido, foi estar a sós com Deus (Gl 1:15-18), onde recebeu do Senhor para ensinar (I Co 11:23).

Portanto, nos momentos de solidão, devemos correr para os braços do Senhor.  Porque esses são momentos preciosos que o Senhor permite nas nossas vidas para estreitar nossa comunhão com Ele.

O ESPÍRITO SANTO É O NOSSO COMPANHEIRO.

Quando nos deparamos com a solidão, a tendência é procurar a companhia de alguém e se não ficarmos atentos procuraremos alguém que não seja a pessoa recomendada.

Feliz aquele que procura suas amizades e companhias em pessoas tementes a Deus, porque a Luz não se mistura com as trevas. 

Muitas pessoas não servem de companhia, pois "corrompem os bons costumes" (I Co 15:33).

Não se deixe ser vencido pela solidão, mas cure-se na companhia do Espírito Santo (II Tm 1:14).

Porque Ele é o nosso consolador. A promessa do Senhor Jesus foi enviar um outro Consolador (Jo 14:16).

Somente o Espírito Santo pode dar ao homem a certeza de uma companhia perfeita nas horas de solidão.

Somente Ele será aquele que nos ajuda, compreenda, fortaleça e nos ame, pois só Ele é capaz de fazer tudo isso por nós.

4.     DEUS É O NOSSO SOCORRO QUANDO ESTAMOS AMEAÇADOS PELOS INIMIGOS.

Vivemos também situações em que, por erros que cometemos, ficamos ameaçados de destruição!

O que nos ameaça hoje?


Sejam quais forem as circunstâncias da nossa vida, mesmo que tenhamos cometido muitos erros.

Quando nos voltamos para Deus em arrependimento, obediência e fé, como adoradores, Ele luta por nós e vence os nossos inimigos.

Jesus é a nossa vitória. A ele foi dada toda a autoridade no céu e na terra.

Ele vai reinar até que todos os nossos inimigos sejam colocados sob os seus pés.

(Romanos 16:20) - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Conclusão:

Em Deus estamos abrigados dos perigos, fortalecidos e abençoados para vencermos todos os conflitos que geram sofrimentos e nEle somos socorridos quando perseguidos pelos inimigos.


Temos falhas em nosso passado como Moisés, mas o Deus de Moisés jogou todo nosso passado no mar do esquecimento.
Temos medo como Elias, mas quando corremos para nosso refúgio Deus se revela como socorro bem presente na hora da angústia.
Temos espinhos na carne, como Paulo. Mas Deus faz de nós valentes pregadores do Evangelho de Cristo.

Em Deus temos refúgio, nEle está nossa fortaleza, conheça esse lugar maravilhoso, corra prá Ele todas as vezes que algo tentar te abater.



Deus abençoe sua vida!

Fonte: Ana Paula Jaber

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...