Você está aqui: Home » A BUSCA PELO MELHOR


Jr. 29: 13 " E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."
                
Normalmente quando falamos em buscar o melhor, associamos nossas necessidades às coisas materiais, porém sempre que associamos esta busca com Deus, nos deparamos com uma divisão que nos coloca muitas vezes em um dilema. São os limites entre o tangível e intangível, o finito e o infinito, o visível e o invisível.

                Karen Armstrong, uma cientista Inglesa disse: (Um dos motivos pelos quais as religiões parecem irrelevantes hoje, é que muitos de nós não temos mais o senso de que estamos cercados pelo invisível).
                Em outras palavras passamos a não dar mais crédito a tudo quanto nos cerca. Pensamos e raciocinamos apenas naquilo em que vemos que tocamos, numa cultura cientifica e tecnicista que nos conduz exclusivamente ao mundo físico e materialista.
                Para melhor compreensão, podemos imaginar pelas histórias que nos chegam através de nossos pais e avós. Na época em que as casas não tinham luz elétrica, as famílias sentavam-se sob a luz de um candeeiro e naquele ambiente à meia – luz, estórias fantásticas aconteciam e faziam com que as pessoas, (adultos e crianças), acreditassem naquelas fábulas como: saci-pererê, mula-sem-cabeça e outras lendas de nosso folclore.
                Depois disso veio a energia elétrica e com sua chegada muitos dos mistérios se foram. Depois veio a televisão que acabou de vez com esta visão do sobrenatural.
                Mas o medo do homem pelo desconhecido faz com que ele vá buscar guarida na religião. Em uma recente pesquisa do instituto vox populi, para a pergunta:

VOCÊ ACREDITA EM DEUS? – 99% das pessoas responderam que sim.
                Ao mesmo tempo em que a mesma pesquisa nos mostra apenas 43% dos entrevistados procurando um templo da sua religião para se congregar.
                E é este mesmo medo, esta insegurança em que vive o homem que o impulsiona a buscar em todas as fontes algo que possa satisfazer os seus anseios.
                Então, temos pessoas que se diz de uma determinada religião, mas que freqüentam centros espíritas, de umbanda, quiromantes, adivinhos e outras práticas.
                Porém quando pensamos na busca pelo melhor, somos levados a pontuar melhor os nossos pensamentos.


  1. O QUE O HOMEM DEVE BUSCAR?
               
                Mt 6. 33 – encontramos o Mestre dando instruções a este respeito. Busquem em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Jesus se refere a toda a necessidades da nossa vida, a ansiedade que temos em suprir nossas necessidades básicas como comer, beber, vestir, mas ainda assim sua recomendação é clara: BUSQUE EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS.
                Precisamos em nossas vidas ordenar as necessidades, dar prioridades em buscar o reino de Deus.
                Cl 3. 2 – Paulo nos orienta de como devemos ocupar nossas mentes, os nossos pensamentos. Pensai nas coisas lá do alto, mas não nas que estão aqui na terra. Nosso pensamento prioritariamente voltado para Deus.
Sabemos então que o homem deve buscar a Deus.


  1. COMO DEVEMOS BUSCAR A DEUS:
               
                O texto que lemos do profeta Jeremias nos coloca diante de Deus respondendo esta pergunta: Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Este é o nosso Deus, que não olha para a nossa aparência, se somos feios, ricos ou pobres.
                1Sm 16. 7 – Deus adverte a Samuel quando este foi à casa de Jessé, para ungir um de seus filhos para rei de Israel. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como o homem. (O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração).
                Ai está à chave de nossa busca a Deus, devemos buscá-LO de todo o nosso coração. E o que quer dizer isto? Devemos buscar a Deus com sinceridade, arrependimento, humildade, amor, porque nosso Deus é Deus de amor.
                A PALAVRA DE DEUS é a fonte para a nossa busca. A bíblia é o maior manancial de conhecimento que faz com que, pela fé, tenhamos êxito quando buscamos a Deus.

COMO DEVO APRESENTAR-ME A DEUS:
                O salmista entoando louvores a Deus nos mostra o exato modelo de como devemos apresentar-nos a Deus.
            
Sl 119. 1 – Trilhar caminhos retos e andar na lei do Senhor.
                Sl 119. 2 – Buscar de todo o coração.
                Sl 119. 3 – Não praticar iniqüidade, mas andar nos seus caminhos.
                Sl 119. 4 – Observar os mandamentos.
                Sl 119. 5 – 6 - Observar seus estatutos.
                Sl 119. 7 – Dar graças com retidão de coração.
Sl 119. 8 - O SENHOR NÃO TE DESAMPARARÁ.
Devemos buscar a Deus de todo o coração e aprender seus mandamentos, através da palavra de Deus. Nosso Deus é justo, e não nos colocará diante de uma busca frenética e incessante que não nos levará a nada. Toda a nossa busca por Deus está alicerçada nas promessas contidas em SUA PALAVRA.


  1. DEVEMOS BUSCAR A DEUS, NOS APROPRIANDO DE SUAS PROMESSAS.

Lc 11. 9 – 10 – Encontramos o mestre nos entregando mais uma promessa preciosa. Por isso vos digo: pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á, pois todo o que pede recebe; e o que busca encontra; ao que bate abrir-se-vos-á.
Encontramos Deus oferecendo graciosamente o seu amor, como PAI amoroso, que ama e cuida de seus filhos, que está a todo o momento ao nosso lado de braços estendidos nos convidando para sermos salvos, bastando apenas que nos apropriemos desta maravilhosa promessa.


  1. QUANDO O HOMEM DEVE PROCURAR A DEUS?

Quando falamos em buscar a Deus de todo o nosso coração, devemos estar com todos os nossos sentidos alerta, para que possamos escutar a Deus através do ESPIRITO SANTO, que está constantemente intercedendo por nós, clamando por cada um de nós.
Hb 3. 7 – 8 – Hoje se ouvirdes a vos do Espírito santo, não endureçais os vossos corações.
E o Espírito Santo de Deus ainda hoje clama por você que não se apropriou destas promessas, que ainda não buscou a Deus com pureza de coração. Estenda sua mão ao encontro da mão de Deus, ELE espera que você ainda hoje o aceite como único salvador de sua alma.


CONCLUSÃO

O homem por ser dotado de inteligência, vive em seu mundo em uma constante busca. Sempre que um desafio é vencido um novo já entra em seu lugar.
                Podemos identificar este esforço nas grandes conquistas do nosso século. Em todas as áreas de ação do homem.
NA MEDICINA = A lepra – A tuberculose – O câncer – A AIDS - Genoma
NA ELETRÔNICA = A Hiper-evolução dos computadores
NO ESPAÇO = A ida do homem à lua, a exploração do solo de Marte, descobertas de novos astros, etc.
Muitas vezes buscamos sempre o melhor para nossa vida material e nos esquecemos que tudo isso aqui vai passar, e o que teremos preparado para a outra vida ( a Eterna )?
Chegou a hora de mudarmos isso, chegou a hora de trabalharmos ainda mais, de buscarmos a Deus e tudo o que ele tem para nós.
Chegou o momento em buscarmos o melhor de Deus para nossas vidas.



Deus abençoe sua vida!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...