Você está aqui: Home » Examine-se a si mesmo


Em 1 Coríntios 11.28, disse Paulo: «Examine-se pois o homem a si mesmo e assim coma deste pão, e beba deste cálice». O dicionário Aurélio, define o termo examinar como: «analisar com atenção e minúcia», «ponderar ou meditar sobre», «submeter a exame», «observar», «sondar», «observar a própria consciência».
O autoexame é aqui determinado como modo de levar o crente a participar dignamente da Ceia do Senhor Jesus. É extremamente necessário, fazermos este autoexame, a fim de garantir com maior precisão, se estamos ou não em condições de participar da Santa Ceia.
Para que se possa garantir com a mais possível precisão, se estamos ou não em condições de participar da Ceia do Senhor Jesus, é indispensável à observância de quatro requisitos fundamentais, que são:
1. Conhecer o Valor e o Propósito da Santa Ceia
Os cristãos de Corinto estavam tendo uma visão muito distorcida da Ceia do Senhor Jesus, comparavam-na, como sendo mais uma festa tradicional da igreja, com isso não se examinavam antes de comer o pão e de beber o cálice do Senhor Jesus e participavam indignamente da Mesa do Senhor Jesus.
Por mais incrível que pareça, muitos hoje tem tido essa mesma visão acerca da Santa Ceia. A Igreja de Jesus Cristo, não pode continuar na ignorância sobre este assunto, precisamos compreender os propósitos da Santa Ceia, discernir seus elementos (o Corpo e o Sangue de Cristo).
Por falta de noção sobre a Santa Ceia, muitos a celebram como se fosse apenas uma tradição da Igreja e, não como uma das ordenanças de Cristo à Sua Igreja.
Portanto, a obrigação e o dever do crente em reconhecer o real valor que esta cerimônia tem e quais seus propósitos em relação nossa vida presente e vindoura.
2. Cultivar uma consciência sadia, pura, santa:
É preciso, que a consciência de cada cristão verdadeiro seja devidamente educada pela Palavra de Deus para fazer avaliações corretas sobre si mesmo, pois ao contrario disso, ela pode ser fraca e uma vez fraca, ela se torna contaminada, cauterizada e finalmente insensível.
O verdadeiro cristão, precisa ter uma consciência pura, santa. Todavia, sigamos o exemplo de Paulo escreve aos Filipenses “... tudo o que é justo, puro amável, de boa fama, virtuoso e louvável, nisso pensai” (Filipenses 4.8).
É necessário fazermos um exame da nossa consciência, a fim de avaliarmos o nível de pureza, dar acesso ao Espírito Santo à nossa consciência, para que Ele possa influenciá-la (Filipenses 4.7).
3. Cultivar a Comunhão com Cristo e com a sua Igreja: A «comunhão» (gr koinonia) é o ato ou condição de compartilhar das mesmas ideias, propósitos, valores, sentimentos, aflições, fé, amor, etc.. Como a Ceia do Senhor Jesus é um ato de comunhão, então, não pode ser compartilhada por aqueles que não estão em comunhão com Cristo e nem com os demais membros do Seu Corpo.
A Ceia de Cristo é a continuação da nossa comunhão e não o início dela. Portanto, celebrarmos a Santa Ceia significa externarmos a nossa comunhão com Cristo e com a Sua Igreja, e esta, deve ser alcançada antes da celebração da Santa Ceia e não no dia dela.
4. Buscando a Santificação: Santificação (gr agiasmos) significa «tornar-se santo», «consagrar», «separar do mundo» e «apartar-se do pecado», a fim de termos ampla comunhão com Cristo e servi-lo com alegria.
Todos aqueles que aceitam a Jesus Cristo como Seu Salvador pessoal e, a Sua Palavra como regra conduta e fé, deverão palmilhar neste Caminho em santificação. A Santidade é por Excelência a Natureza de Deus e, por isso o Seu povo é exortado para que busquem a santificação Intensamente.
A santidade é o alvo e o propósito da nossa eleição em Cristo Jesus; isto significa ser semelhante a Ele, ser dedicado a Ele, viver para agradar e pertencer a Ele. Sem santificação ninguém verá a Deus (Hebreus 12.14).
Conclusão
Existe ainda hoje, assim como sempre existiu a necessidade de se fazer um autoexame, e ele só poderá ser feito por você, a própria etimologia da palavra diz tudo, auto exame como o ato de se examinar, procurar minuciosamente por alguma coisa. Trata-se então de um rigoroso processo. Se existe a pretensão de tocar neste pão e beber deste cálice.
Se você reconhece o valor da Santa Ceia, cultiva uma mente santa, está em plena comunhão com Cristo e a sua igreja e anda buscando constantemente a santificação, eu te convido a ceia vir.

Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...