Você está aqui: Home » Diferentes mas iguais


Efésios 4. 1 – 16
Todas as pessoas são diferentes umas das outras. E dentro da igreja isso é bem observado. Seja pelo agir e pensar de cada cristão seja pelos diversos dons que cada um tem.
Todos nós sabemos que não somos iguais, mas mesmo sabendo disso, como nós agimos, ou reagimos diante da diferença? As atitudes e reações são diversas, separação, preconceito, fofoca, intriga, desunião, etc.
O apóstolo Paulo era um pastor prático. No capítulo 4 de Efésios mostra a todos que o grande mistério de Deus é ter unido pela fé numa mesma igreja, judeus e não judeus. Conforme o apóstolo Paulo a fé é o maior e melhor presente que Deus havia concedido àqueles cristãos em Éfeso, "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus" (2.8).
Sabemos que ao Pai é atribuída a obra da criação, ao Filho a obra da redenção e ao Espírito Santo a obra da santificação. O Espírito Santo opera a fé, e além da fé, nos dá dons. E justamente, eram os dons que estavam causando desunião e discórdia em muitas comunidades naquela época. Para resolver essa situação Paulo dá conselhos práticos aos cristãos, e esses conselhos valem para nós também.
Toda vez que o apóstolo Paulo fala sobre o uso dos dons, ele usa a metáfora de um corpo. E nesse sentido, sempre instrui a todos que o objetivo dos membros do corpo não é desunir, mas unir. Todos os membros do corpo são diferentes, mas cada um exerce uma função importante para todo o corpo, para edificação do próprio corpo.
Da mesma forma Paulo ao usar essa metáfora na questão dos dons, que são diferentes, ele instrui que o propósito desses dons não é beneficiar a própria pessoa, o propósito de Deus é comunitário. O objetivo principal é enriquecer a igreja.
Com a diferença de dons, Deus está interessado na saúde interna da igreja, pois ao dar dons, deseja unir a igreja, e essa união não vem de nós, mas como diz Paulo no v.3 "Façam de tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá". É o Espírito que nos une, na mesma fé, num único e verdadeiro Deus. Pelo batismo  nos dá a fé, no mesmo Senhor e nos faz integrar o mesmo corpo. E nesse mesmo corpo Deus age com seu amor e sua misericórdia.
Deus sempre atuou na história para nos unir a Ele novamente. Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para nos salvar. Deu e ainda dá o seu Espírito para nos trazer à fé verdadeira. E junto a fé nos capacita para o seu serviço, dando a cada um de nós dons, vocações para enriquecer o corpo que é a igreja.
Deus concede ainda hoje a sua igreja pastores, leigos fiéis e consagrados, grandes músicos, grandes oradores, belíssimos talentos de trabalho com ornamentação, dá pessoas que ofertam o máximo para manter a pregação, etc.
E em meio a essas coisas maravilhosas que Deus concede a sua igreja aqui neste mundo, o que acontece? Infelizmente a velha natureza, o pecado nos conduz ao egoísmo e individualismo. E todo o propósito de Deus, que é unir a igreja, acaba servindo de base para que as pessoas se desunam e deixem que a igreja fique doente.
Deus que nos une na fé, mantém-nos unidos numa mesma igreja, sendo assim, tudo é para o bem comum. E sendo tudo para o bem comum, façamos de tudo para manter o bem comum. Esse é o conselho prático do apóstolo Paulo. No corpo de Cristo que é a igreja, não existe um dom melhor que o outro, existe sim, um elo que nos une apesar de todas as diferenças, esse elo é a FÉ. Na fé somos membros do corpo de Cristo, somos filhos do mesmo Pai, e habita em nós o mesmo Espírito.
E pela Fé somos aceitos por Deus: "Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus"" (Romanos 1.17). Deus nos aceita pela Fé. Pela fé que é um presente dado por Deus, somos escolhidos por Ele, e pela fé somos capacitados a produzir frutos através dos dons que Deus nos dá. E esses dons têm como objetivo refletir o verdadeiro DOM, a FÉ.
E pelo maravilhoso dom da fé, somos aconselhados pelo apóstolo Paulo a fazer de tudo para conservar, por meio da paz que nos une, a união que o Espírito dá. Ou seja, somos aconselhados a permanecer amarrados, ligados, assim como todas as partes do corpo são ligadas. E como diz Paulo, só podemos nos manter unidos por causa unidade que também há em Deus. Deus pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas, um só Deus, mas todos trabalham juntos para nosso bem, para nossa salvação.
Não podemos como corpo de Cristo, nos desunir, por estarmos insatisfeitos com aquilo que recebemos de Deus, pois o que de mais importante nos era necessário para a salvação Deus nos concedeu e concede, a FÉ.
Não podemos como corpo de Cristo, estando na mesma fé, e tendo um só Senhor, nos desunir começando a classificar esse ou aquele como melhor ou pior que outro.
Todos os membros do corpo são importantes, assim também é dentro da igreja. E tudo o que Deus fez e faz é para unir cada vez mais pessoas diferentes num mesmo corpo e Espírito e lugar.
Conclusão
Como nós agimos, ou reagimos diante da diferença? Que as atitudes egoístas e individualistas sejam evitadas, pois recebemos do apóstolo Paulo conselhos práticos para conviver em meio ao único dom que é a fé exercendo os nossos muitos dons. Que o façamos de tudo para preservar a união que o Espírito nos dá e que façamos isso com amor, recebendo todos com alegria, acolhendo e amando ternamente a todos os irmãos, pois dom por dom, todos nós temos um único e maravilhoso dom idêntico, a FÉ.
Termino com as palavras da epístola de Judas: "Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo. E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna" (Judas 20-21)

Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...