Você está aqui: Home » MARCAS

“Trago no meu corpo as marcas de Cristo.” (Gálatas 6.17)
O que são marcas? Como diz o dicionário, Marcas são sinais, são distintivos que por alguma forma se imprime no corpo.
Trazemos em nossa história, muitas marcas, umas boas, outras nem tanto. Mas de qualquer forma, elas servem para nos ensinar eu, por exemplo, trago uma marca em meu braço que ganhei ao desobedecer minha mãe, aprendi que não deveria fazer aquilo de novo. Ou seja, as marcas vão nos servir de pequenos lembretes.
Existem vários tipos de marcas que podemos deixar em alguém ou tê-las em nós mesmos.
MARCAS DA VIDA
São aquelas marcas que no decorrer de nossas vidas vamos acumulando. Dizem que uma ao cortar uma árvore, pode-se notar no interior dela as marcas deixadas pela fase que ela passou, resultado de todas as influências externas que recebeu como frio, calor, ventos, etc.
Suas marcas são reações às condições em que viveu e se desenvolveu. Diz-se também das cobras cascavéis que para cada anel de seu “chocalho” é uma fase da vida que ficou para trás.
E nós também temos estas marcas impressas em nossas vidas.
Dizem que para cada cabelo branco cada ruga é uma preocupação que temos, enfim, todos nós trazemos em nossas vidas marcas que somente nós podemos decifrá-las.
Assim como a árvore trazemos em nossa vida as marcas de toda uma vida, tanto por dentro como por fora.
Um exemplo disso, é a marca que fica impressa em nosso rosto quando não temos uma noite de sono agradável, ou quando trabalhamos muito e ficamos esgotados, exaustos.
São marcas que trazemos em nosso corpo em reação a alguma condição que passamos.
Trazemos muitas marcas sem que possamos vê-las apenas vivemos as conseqüências destas.
MARCAS DA DERROTA
A Bíblia vai nos contar que tão logo Israel descansou da destruição e tomada de Jericó, o povo tem mais um desafio pela frente, a pequena cidade de Ai. Seu nome que dizer “Montão” ou “Ruína”.
O povo estava tão confiante que mandaram alguns poucos soldados para esta batalha. Para a surpresa de todos, experimentaram uma inexplicável derrota.
Foram feridos nessa batalha, 36 homens de Israel, humilhado, o povo volta com medo e com o “coração derretido, como água” (Josué 7.5)
A pergunta a ser feita naquele momento: Porque fomos derrotados? A resposta de Deus: Porque existe pecado no meio de Israel.
Podemos então concluir que a maior derrota que Israel teve naquele dia, não foi terem virado as costas para seus inimigos, mas sim terem pecado contra seu único Deus.
Muitos podem até dizer que Israel ali foi humilhado, foi massacrado, portanto essa foi a sua maior derrota.
Mas não, eu posso afirmar categoricamente que: A maior marca de derrota que temos em nossas vidas é o pecado.
Mas nem só de derrotas se faz o ser humano, nem muito menos o cristão.
Não estamos livres de passar apertos, doenças, dificuldades e de até morrermos, mas temos marcas em nossas vidas que servem de inspiração para muitos
MARCAS DA VITÓRIA
Trazemos também em nossas vidas as marcas de vitórias que Deus nos deu.
Porém quando dizemos em vitórias só pensamos nos alaridos de júbilo, nas alegrias da coroação, etc. E nos esquecemos do quão duro e penoso foi chegar até ali.
A Bíblia nos conta em poucas palavras a história de um homem, que ficou conhecido por sua valentia, foi condecorado na galeria dos valentes de Davi.
Este homem era Eleazar, que um dia em batalha, feriu tantos filisteus que a sua espada ficou grudada em sua mão.
Ele teve uma vitória muito grande, pois seu exército saiu vencedor naquele dia. Mas, ficou com uma marca em sua mão, a marca da espada.
A marca da vitória estava impressa em seu corpo como reação à condição que lhe foi imposta na guerra.
Jesus também traz em seu corpo as marcas da vitória que ele conquistou na Cruz. Marcas nas mãos nos pés, Marcas que provam que ele precisou sofrer para que nós pudéssemos ter o direito de sermos chamados filhos de Deus.
Jesus teve grande vitória sobre a morte, vitória sobre o pecado, mas isso lhe custou às marcas que ele traz em seu corpo.
Muitas vezes queremos sair de uma guerra sem um arranhão sequer, assim como Arnold Schwarzenegger ou Sylvester Stallone, onde em seus filmes de guerra conseguem sair ilesos. Não é assim na vida real. Se quisermos ter vitórias então devemos sim trazer em nossos corpos as marcas de uma vitória, assim como carregamos mesmo que involuntariamente as marcas da vida ou as marcas de uma derrota. Se quisermos vencer com Cristo devemos carregar as marcas de nossa vitória. 

Devemos aprender com as Ostras e suas pérolas. 
Uma pérola é um material orgânico duro e esférico produzido por alguns moluscos como as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como um grão de areia.
Ou seja, as pérolas nada mais são do que Marcas/Cicatrizes que as ostras carregam consigo. Seu valor é estimado pelo grau de sofrimento da ostra.
Assim como as ostras, nossos sofrimentos, nossas angustias devem se tornar as nossas pérolas.
Portanto que ninguém nos perturbe sobre qualquer coisa, pois traremos em nossos corpos as marcas de Cristo, traremos em nossos corpos as pérolas que criamos por amor a Cristo.

Deus abençoe sua vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...