Você está aqui: Home » Deus não nos abandonou


(Juízes  6.11,12)
Quando as coisas não acontecem como esperávamos tendemos a pensar que Deus nos abandonou
Gideão também pensava que Deus o havia abandonado, porque seu povo vinha sendo oprimido pelos midianitas, que saqueavam os rebanhos e a agricultura.
Às vezes pensamos que o que está ruim não pode piorar. Israel naquela época era saqueado pelos Midianitas, pelos povos do Oriente e pelos seus vizinhos que se aproveitavam da fraqueza que o povo passava naquele momento.
Muitas vezes o mesmo ocorre em nossas vidas, e parece que o inimigo de nossas almas se aproveita de nossa fraqueza momentânea e nos bombardeia com problemas em cima de problemas.
Como no caso de Jó, onde a Bíblia nos conta que quando seu servo que veio contar as “novas” sobre seus filhos, antes mesmo deste parar de falar outro já vinha correndo trazendo mais uma e outro após este um atrás do outro.
Gideão por certo também pensava assim, mas o Anjo do Senhor lhe faz uma visita que mudaria para sempre o conceito que Gideão tinha de Deus.
VOCÊ CONHECE SEU DEUS?
De repente os muitos problemas de sua vida, tenham atingido sua memória e você tenha se esquecido do Deus ao qual você serve. Você tenha se esquecido do que Ele já fez em sua vida.
Não podemos nos esquecer daquilo que Deus já nos fez. Se estamos vivos hoje, foi por causa de uma intervenção do Senhor no passado, então como nós podemos nos esquecer tão facilmente daquilo que Ele fez por nós? Nos esquecer de nosso Deus?
TRÊS FATOS A RESPEITO DE DEUS QUE NÃO PODEMOS ESQUECER
1.       DEUS É CONTIGO (v.12)
Gideão pensava estar abandonado (v.13)
Quantas vezes olhamos para as situações que estamos vivendo, e em meio a nosso desespero pensamos que Deus nos abandonou, pensamos que Deus se esqueceu de nós.
É comum que pensemos assim, mas isso não é verdade. Em Isaías Deus afirma que nunca se esquecerá de nós, pois nossos nomes estão gravados em suas mãos. (Is 49.15,16)
Gideão sentiu que estava só, você pode se sentir só. Mas o Senhor é contigo. Jesus antes de ascender aos céus declarou que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. (Mt 28.20).
Não importa qual seja o nosso problema, qual seja situação que estamos passando, Deus nunca nos abandonará, Ele sempre estará conosco. SEMPRE.
 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28)
2.       O SENHOR TE DÁ VALOR (v.12)
Gideão pensava ser um pobre coitado (v.15) Mas o Senhor o via como um “homem valente”
Quando passamos por uma dificuldade muito grande, a nossa auto-estima fica abalada, começamos a achar que já não somos dignos sequer de viver devido a nossa pequenez.
Gideão se achou o menor da casa do pai, indigno de receber alguma dádiva. Começamos a achar que realmente não temos valor suficiente para que Deus nos veja.
Mas nós temos sim um valor inestimável diante de Deus, por mais sujo que estejamos devido as provas que passamos os pecados que cometemos, temos um valor inigualável diante de Deus.
Muitos de nós não temos idéia do nosso valor em Cristo.
Temos preço de sangue (1Pe 1.19).
Não importa qual seja o nosso problema, qual seja situação que estamos passando, você tem um valor diante de Deus, VOCÊ É VALOROSO PARA DEUS.
 “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8.32)
3.       O SENHOR TE CAPACITA A VENCER (v.14)
Gideão pensava que não havia mais esperanças pra ele e para o seu povo
Mas o plano de Deus era dar a vitória ao seu povo através dele (v. 16)
Devemos parar de reclamar de nossos problemas e prestar mais atenção no que Deus está fazendo por nós.
Pense um pouco o quanto você cresceu com as provas, o quanto você aprendeu com toda essa situação.
Às vezes nos perdemos pensando apenas no problema e deixamos de olhar para Deus. Cobramos de Deus um resultado e deixamos de observar que Ele já está trabalhando.
Gideão não percebeu que Deus já tinha planejado e já estava executando o Seu plano.
Deus só precisa que estejamos prontos para o que der e vier. Sabendo que o nosso trabalho (lutas) não é vão no Senhor.
A peleja (luta) não é nossa, mas do Senhor, então devemos estar quietos, calados para ver o livramento que o Senhor tem para nós.
Não importa qual seja o nosso problema, qual seja situação pela qual estamos passando hoje, O SENHOR NOS CAPACITA PARA VENCER.
“Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 Jo 4.4)
Conclusão

Por três vezes Gideão começou suas frases dizendo “ai, ai, ai” (v.13, 15, 22) Porque ele não tinha idéia da grande vitória que Deus lhe daria.
Talvez você hoje esteja gemendo por alguma situação complicada que esteja passando, simplesmente porque não sabe do plano de Deus pra sua vida!
Procure se lembrar que não estamos sozinhos. Deus não nos abandonou e nunca nos abandonará.
Somos feitura de suas mãos, ele nos ama. Nos amou tanto a ponto de nos dar o seu único filho como prova de Seu imenso amor.
Portanto, não é por um simples problema que Deus irá nos abandonar, não é por uma simples falha que Deus irá se esquecer de nós.
Ele nos ama muito para fazer isso conosco. Para fazer isso com você.
“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31)
“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” (João 14.12)
Confie no Senhor, confie na força de seu poder. Não existe problema suficientemente grande que Deus não possa resolver e Ele quer resolver.


Deus abençoe sua Vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...