Você está aqui: Home » DA DERROTA À VITÓRIA



"O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória" (Pv 21.31).

Josué 8.1-7
Após a grande vitória conquistada pelo povo de Deus ao subjugar a cidade-fortaleza de Jericó (Js 6), por causa do pecado de Acã, vemos Israel experimentar uma derrota infringida pela pequena cidade de Ai. A despeito de Acã ter transgredido a ordem do Senhor e tomado do despojo, Josué foi quem recebeu uma grande lição de Deus. E espera-se que esta “lição” seja pedagógica a todos nós, indistintamente.
1.       A Auto-suficiência de Josué (Js 7.4)
Josué estava achando que poderia ganhar todas as batalhas pelo simples fato ter vencido Jericó. Ele achou que o “poderio” militar os estratagemas articulados poderiam lhe render glórias. Como estava enganado Josué. Um homem de Deus sendo consumido pela soberba.
Josué era homem valoroso diante de Deus, ótimo guerreiro, conhecedor de estratégias, conhecia a Deus confiava em Deus, esteve presente em todas as manifestações de Deus a Moisés, Mas por um momento, sucumbiu a soberba da alma.
A pequena cidade de AI era um alvo fácil. “não vamos mandar todos os homens, mandaremos somente alguns poucos para derrotar aquela cidade.”.
Em nenhum momento Josué se pôs a consultar ao Senhor. Achou ele que conseguiria vencer mais aquela batalha. Afinal eles acabaram de derrotar a Fortaleza de Jericó. Mas ele se esqueceu de uma coisa, Os Israelitas simplesmente entraram na cidade e mataram seus habitantes, pois estavam assustados com a queda de seus grandes e fortes muros.
Mas Josué não contava com a vergonhosa derrota que sofrera seu “pequeno” exercito. Morreram em batalha uns 36 homens e ainda bateram em retirada. O povo então ficou com medo, o povo ficou terrivelmente assustado.
Daí então Josué se lembrou do Senhor.
2.       A Necessidade de Reconhecer a Dependência de Deus em Tudo
Josué então percebeu que havia algo de errado, foi buscar a presença do Senhor, rasgou seus vestidos e se prostrou diante da arca do SENHOR. Ao que o Senhor o fez saber que havia sim algo de errado com Israel, que havia anátema no meio do povo, por isso não conseguiram subsistir diante do inimigo.
Se Josué tivesse consultado ao Senhor como fizera das outras vezes, o Senhor já teria falado que tinha algo de errado e então não subiriam para a batalha.
Muitas vezes sobremos derrotas vergonhosas e então ficamos confusos porque tal coisa está nos acontecendo? Quando na verdade existe anátema em nosso meio algo está nos atrapalhando a conquistar nossas vitórias.
Às vezes cometemos os mesmos erros que Josué e não damos tanta importância para as pequenas coisas que nos acontecem, mas são pequenas vitórias. Que se as juntássemos se tornariam grandes conquistas. O fato de estarmos vivos hoje nesse exato momento nos faz vitoriosos.
Assim como Josué temos que reconhecer que dependemos do Senhor mesmo nas pequenas coisas, mesmo naquilo que se parece insignificante, mas se não for o Senhor conosco não poderíamos fazer. Jesus declarou que sem Ele não poderíamos fazer nada. (Jo 15.5)
3.       O Senhor assume o controle e restaura a confiança (Js 8.1)
É interessante o vérsiculo1 do capítulo 8 quando Deus diz a Josué: “Não temas nem te espantes...” Quando dizemos pra alguém não temas, dizemos por simplesmente entendermos que a pessoa está temerosa por alguma coisa, mas quando é Deus quem Diz: “Não temas” e ainda completa com um “Não te espantes”, é porque o coração de Josué realmente estava com medo. Mas o Senhor é quem nos conforta, ali ele diz para Josué não ter medo, pois ele iria estar tomando o controle, ele agora estaria entrando na batalha, pois já não havia mais o anátema entre os filhos de Israel. Quando então reconhecemos que o Senhor é o regente em nossas vidas, que o Senhor é quem nos sustenta, daí então ele assume o controle de nossas batalhas.
Ele restaura a nossa confiança, ele faz com que nos lembremos de tudo o que ele nos fez até ali, podemos dizer como Samuel: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” (ISm 7.12)
E quando Deus entra na batalha, a coisa muda de figura, quando Deus entra em uma batalha é para vencer. Pois nosso Deus não sabe o que é derrota.
Ma além de assumir o controle e reanimar o coração do povo Deus agora quer vencer.
4.       Deus dá a estratégia para a conquista (Js. 8.2-8)
Agora é o Senhor quem está no comando, agora é Senhor quem está na frente da batalha. A vitória é certa.
O Senhor então traça uma estratégia infalível com Josué e ele a transmite ao povo. “Não vamos fazer como antes, agora de acordo com o que o Senhor me falou vamos armar emboscada.” Josué agora tinha um plano, não era como aquele ataque suicida de alguns dias atrás não. Agora eles tinham um plano de guerra.
Agora iria pra batalha TODO O POVO DE GUERRA e não somente uns 2 ou 3 mil.. Não!! TODO O POVO DE GUERRA. Nada de subestimar o inimigo, nada de entrar na batalha usando pouca coisa, vamos contudo o que temos, porque temos que vencer.
Aramada a emboscada, dois grupos dos israelitas um grupo iria cercar a cidade por detrás e esperar até que Josué desse o comando, o outro grupo iria pela frente, e quando o povo de Ai fosse ao encontro de Israel para a batalha o Povo então deveria correr como da outra vês, atraindo os guerreiros inimigos para fora da cidade. E uma vez fora da cidade o outro grupo entraria e queimaria toda a cidade. E assim foi feito. E naquele dia Ai foi totalmente destruída para honra e glória do nome do Senhor.
Uma estratégia perfeita e não uma estratégia kamikaze de antes. Quando confiamos no Senhor e o Deixamos trabalhar, Ele nos dá as melhores armas e as melhores estratégias. 
·         Conclusão
Apesar de nossas experiências, apensar de nossa inteligência, não somos suficientemente capazes de realizar as obras de Deus em nossas vidas, pois elas pertencem exclusivamente a Ele.
Deus deve ser soberano em nossas vidas, e quando essa regra é quebrada infelizmente nós não conseguimos avançar em nossa caminhada. Estamos fadados ao fracasso.
Mas a partir do momento que Deus entra na nossa vida e toma o rumo de nossas estratégias, vemos o impossível acontecer bem debaixo dos nossos olhos.

Deus abençoe sua vida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...