Você está aqui: Home » QUAL É A SUA OCUPAÇÃO?

Jn 1.8 " Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?"


O texto básico refere-se a Jonas que para fugir da chamada divina de ir a Nínive para transmitir a mensagem de arrependimento tomou um navio para Társis e, enquanto dormia, sobreveio uma tempestade e o pavor foi tanto que todos os que estavam no navio começaram a clamar cada um ao seu deus. O mestre do navio acordou-o e exortou-o a que buscasse o seu Deus. Ao lançar sorte descobriram que tudo aquilo estava ocorrendo por causa de Jonas. Dentre as várias perguntas feitas a Jonas uma era contundente: “Que ocupação é a tua?”.

1. O recebimento de uma ocupação


Jonas recebeu do Senhor uma chamada para a ocupação do “cargo” de Profeta. Seu ministério começa mais ou menos após o ministério de Eliseu.

E seu chamado seria para ser o porta-voz do Senhor.
Assim como Jonas, muitos receberam e continuam recebendo o chamado do Senhor para se ocuparem em sua obra.

·         Samuel teve o chamado para sua ocupação ainda cedo, ainda quando criança.
·         Neemias recebeu o chamado para ocupar um posto muito importante, o posto de construtor de muralhas. Não titubeou quando o Senhor colocou em seu coração o desejo de reconstruir os muros de Jerusalém.
Quantos de nós temos recebido o chamado do Senhor para nos ocupar em sua obra, quantos receberam chamados de Pastores, Missionários, Profetas... e quantos receberam também o chamado para porteiros, zeladores, cantores, tocadores, professores, etc.
Quando nascemos o Senhor já sabe qual deverá ser a nossa ocupação, “Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.” ( Isaías 49:1 )
Porém ocupá-la só depende de nós.

2. A negligência do exercício de ocupação


No texto em questão que acabamos de ler, encontramos um Jonas dormindo em meio a uma terrível tempestade. Vemos um Jonas ser acuado pelos marinheiros e indagado porque sobreveio terrível mal sobre todos naquele momento.

Jonas não precisava passar por aquilo, ele não precisava ser tão humilhado. Aquela situação poderia ter sido evitada SE ELE TIVESSE PERMANECIDO PARA O QUE FOI CHAMADO E não negligenciasse sua ocupação.
Hoje muitos estão negligenciando sua ocupação, muitos até nem sabe o que estão fazendo na igreja, ou acabaram de ser despertado do sono, ou caíram de paraquedas dentro delas.
Temos negligenciado o chamado a ocupação na obra de Deus.

Pois eu quero te dizer que para estes que assim como Jonas se esqueceram, ou ignoraram, não dando importância para o seu maravilhoso chamado, Deus tem reservado um peixe para nos engolir.
De repente Deus te levantou para ajudar a igreja com seu Dizimo, daí então você começa a achar que o dizimo está sendo mal administrado, e por conta própria ( assim como Jonas ) resolve que não dará mais o dizimo. Dai vêm os problemas financeiros, vêm os apertos: O carro que nunca deu problema começa a falhar, o encanamento novo da casa que foi trocado não tem 15 anos, agora começa a vazar, a escola das crianças tem um reajuste, aquela restituição do imposto de renda que sairia no primeiro lote, ainda não saiu... O que  isso? Você pergunta. Eu te digo: É o peixe que Deus mandou.
O jovem resolve por conta própria que Deus está demorando demais com a benção dele e decide sair pra procurar pelo mundão afora. Daí começa se envolver demais, e vem o sexo fora do casamento, ilicitudes, vem o conhecimento e o envolvimento com as drogas, dependência química, amizades que de tão coloridas começam a borrar, a garota fica grávida. O que  isso? Você pergunta. Eu te digo: É o peixe que Deus mandou.

3. O reencontro com a devida ocupação

a) Pelo reconhecimento de ter uma obrigação: Jonas reconheceu que a tempestade era por sua culpa, devido à negligência para com a ocupação que devia assumir.

b) Pelo arrependimento e confissão: Jonas sentiu grande angústia por causa da negligência, confessou a Deus no ventre do peixe.

c) Pela disposição em cumprir a missão: Falando-lhe Deus, pela segunda vez, prontamente obedeceu e foi cumprir sua missão.


Conclusão:

Procure manter-se ocupado nas coisas que agrada a Deus. Tudo quanto fizer deve glorificar a Deus. Tudo o que fizer para Deus, Ele te recompensará.

Cada um fique na vocação em que foi chamado. ( 1 Coríntios 7:20 )



Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...