Você está aqui: Home » Ano Novo - Atitudes Novas

Ano novo, vida nova, recomeço.. mas não,  Espera! Ontem foi domingo, hoje é Segunda e amanhã será Quarta, dia 1, mas quarta. O que mudou?
A passagem para um ano novo nos dá a falsa ideia de recomeço, mas na verdade tudo está como antes. Nada mudou.
De fato, somos tomados por um sentimento de novidade e vigor que nos faz, por algum tempo, acreditar que, efetivamente, as coisas no ano que se inicia serão diferentes do passado recente e que, "desta vez", teremos força suficiente para enfrentar os obstáculos que nos fizeram escorregar nos anos anteriores.
Passada a euforia da festa, como diz a velha expressão, despercebidamente, começamos a nos dar conta que a roda da vida toma novamente o velho curso e, mais uma vez, de maneira impiedosa, começamos a voltar aos mesmos lugares de antes, permanecemos então por mais um longo período do ano infelizes com a balança, inquietos com nossas relações interpessoais e, o pior, vivendo momentos que oscilam entre o desânimo e o descrédito pessoal.
Colocamos nossa confiança, fé em algo incerto, abstrato, incontínuo como a virada dos anos.
  • ·         Próximo ano vai ser diferente...
  • ·         Ano que vem vou tomar uma atitude diferente...
  • ·         Ano que vem vou ser uma pessoa diferente...
  • ·         No próximo ano...

É sempre os mesmos discursos, sempre a mesma lorota. 
E entra ano e sai ano, e nada muda, inclusive os discursos no final do ano. Tomamos sempre as mesmas decisões, temos as mesmas atitudes e como vamos querer ter resultados diferentes?
Mas o que fazer? Como realmente tomar atitudes diferentes?
Não é o ano que tem que mudar pra que eu possa tomar atitudes diferentes, sou eu!
Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferente.
Eu não tenho que esperar pela virada do ano, do mês, da semana, do dia, não.. não são as coisas, as pessoas, o tempo que tem que mudar sou eu, é você.
Esperar pela mudança das coisas, das pessoas, das circunstancias do tempo, é atestar a nossa incompetência em lidar com os nossos próprios problemas.
O Apostolo Paulo quando escreve aos Filipenses no capítulo 3 a partir do 12 diz:
“12Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. 13É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. 14Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.
15Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês. 16Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora.”
Não é porque a Bíblia diz que eu sou mais que vencedor que devo me sentar de braços cruzados e esperar que as coisas aconteçam. O maná está lá fora, Deus enviou. Mas se eu não sair da minha tenda com a minha vasilha para “colhe-lo” eu vou morrer de fome.
Se eu não pegar os meus instrumentos de batalha e guerrear as guerras que me são impostas, eu serei derrotado e com certeza irei morrer, mesmo tendo Jesus dito que somos mais que vencedores.
Hoje portanto é momento de reflexão. O que deu errado pra mim até agora, e porque deu errado? Está na hora de mudar, de tomar novas atitudes, de adquirir novas práticas, novos costumes, novos conceitos.
Não são as coisas, as pessoas, as circunstancias ou o tempo que tem que mudar, sou eu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...