Você está aqui: Home » Tenho confiado em Deus até o fim?

confiançaJosué 14.6 - 15

 

 

Entre tantos exemplos bíblicos e também hoje em dia, vemos aqui Calebe, um homem que recebeu junto com Josué uma promessa de Deus quando tinha quarenta anos de idade e com 85 anos ainda tinha uma alma próspera na fé, fruto de uma confiança naquilo que Deus havia determinado. E não foi o longo tempo que o desanimou, ao contrário, guardava confiante o seu coração de qualquer contaminação, pois via em todo esse tempo, que esperava o cumprimento da revelação de Deus, os milagres e sinais acontecendo.

 

Calebe era um homem inspirado por Deus e conquistou nessa confiança aquilo que era impossível para qualquer exercito. Vejamos o que podemos aprender:

 

1-    Ele tinha uma resposta que sentia no coração que não entrava em conflito com a Palavra de Deus. Seus sonhos eram aprovados por Deus pois os mesmos exaltavam o Criador.

 

2-    Perseverou em seguir a Deus. O próprio Moisés disse: “Certamente receberás a terra porque perseverastes em seguir o Senhor”. Uma certeza de conquista é seguir a Deus.

 

3-    Ele declarou: “Ainda hoje estou tão forte como há 45 anos”. Tinha uma virilidade na alma, ou seja, fé, que muitos não conseguem manter por sequer um mês.

Força para a guerra, força para sair e força para entrar. Não tinha nada que tinha medo de enfrentar, porque seria melhor morrer com coragem do que viver escondido e adiando.

 

4-    Disse também: “Dá-me este monte”. Mesmo passando quase toda a sua vida com Josué, soube ser submisso, pois Moisés delegou, antes de morrer, a sua autoridade para Josué. Calebe não era mimado, logo não agia infantilmente, pois tinha maturidade na alma.

 

5-    Recebeu a benção tanto de seu líder Josué quanto de Deus, porque perseverou no Senhor. Não passava por seus pensamentos o abandono de Deus e seus líderes.

 

Calebe colheu porque durante sua vida ele semeou muito. Saiba que ninguém vive sem semear. Ou semeamos coisas boas ou semeamos coisas ruins, mas sempre semeamos. Até quando não fazemos nada, estamos semeando.

 

Aqui mais uma vez Deus nos leva a refletir que homens de sucesso trabalham muito e sempre será assim. Você nunca vai conhecer ninguém que é um sucesso sem sacrifício.

 

Não adianta falar muito e fazer pouco (fé sem obras é morta). Não adianta usar como argumento a frase “Esperar no Senhor” para não ir à luta. Calebe esperou 45 anos, mas nunca esteve nulo em suas atitudes. Ele tinha força em sua alma, logo não fugia de nada, pois cria em Deus. Calebe não se deixava contaminar pelos outros que reclamavam, ele cria e isto bastava.

 

Calebe tinha total confiança em Deus, mesmo que seus olhos físicos ainda não haviam contemplado a tão sonhada vitória. Ele não esperou que outros fossem conquistar por ele, ao contrário, ele foi à luta debaixo da autorização de sua cobertura. Não fez nada sem prestar satisfação e isso resultou no cumprimento de muitas promessas de Deus. Essa submissão não era peso para Calebe, ao contrário, tinha prazer em servir e por isso Deus lhe entregou Hebrom.

 

Ao aprendermos com Calebe, há um agir em nosso coração e começamos a colocar em prática a nossa fé: Evangelismo; crescimento da célula; estudo, etc. O resultado: VITÓRIAS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...