Você está aqui: Home » Põe-te em pé

em_peEzequiel 2.1-10

Deus quer sempre encontrar pessoas para fazer a sua obra. Ou seja, Deus tem um propósito no encontro dEle com o homem, Ele quer que tomemos uma posição.

Após Ezequiel ter visto o poder de Deus, não parou por aí. O encontro com Deus EXIGIU algumas responsabilidades do profeta. E é sobre elas que vamos discorrer nesse momento.

1-       UM ENCONTRO COM DEUS EXIGE TOMADA DE POSIÇÃO

“E disse-me: Filho do homem põe-te em pé...” (Ezequiel 2.1 a)

Quando pensamos em nos colocarmos em pé, logo pensamos em uma ação. Pensamos em posição vertical, ereto, firme. Para se ter um verdadeiro encontro com Deus, precisamos tomar posição. Demonstrar firmeza, estabilidade, determinação.

Não tem como você ter um encontro com Deus e continuar da mesma forma.  Temos que tomar uma posição.

Mas devemos tomar posição sobre o que?

a)       – Devemos tomar posição contra o comodismo espiritual. Comodismo é a atitude que leva a atender, acima de tudo, à própria comodidade sem levar em conta a vontade de Deus.

·         Quando Moisés morreu e Josué ficou com a responsabilidade com o povo de Israel, Deus falou a ele da seguinte forma em Josué 1. 2 (Moisés, meu servo, é morto, LEVANTA-TE, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.) Agora Josué não está ajudando Moisés, chegou o momento dele tomar uma posição.

b)       – Devemos tomar posição contra a inércia espiritual. Inércia é a falta de ação, de atividade, preguiça quanto à obra de Deus.

·         Deus quando falou com Josué, não o estava chamando de preguiçoso, Ele queria apenas que Josué saísse daquela posição de desanimo, de abatimento e partisse para a conquista em pé, pois deitado não se conquista nada.

 

2 – UM ENCONTRO COM DEUS EXIGE DISPOSIÇÃO EM OUVI-LO

“Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo...” (Ezequiel 2.8 a)

Muitos reclamam que não ouvem Deus falando em nosso meio como antigamente. Mas na verdade é porque não estão prestando atenção, pois Deus fala. Deus fala através de um louvor, Deus fala através de um testemunho, de uma dança, do louvor de uma criança, através da palavra falada. Mas muitas vezes nós que não prestamos atenção. Jesus muita vezes sempre dizia: “QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA” (Mateus 11.15), pois muitos tem o ouvido para ouvir, mas não estão dando ouvidos para as Suas palavras.

Existem duas fases do ouvir:

a)       – 1a Fase do ouvir: Perceber entender os sons pelo sentido da audição.

b)       – 2a Fase do ouvir: Atender, levar em consideração, levar em conta, observar, acolher, acatar, obedecer, praticar.

O problema de muitos é que ficam apenas na primeira fase do ouvir. É como o homem insensato que ouve a palavra e não a pratica. (Mateus 7. 26)

Se Josué ficasse apenas na primeira fase do ouvir ele não teria conquistado a terra de Canaã junto com o povo de Israel. Ele ouviu, creu no que o Senhor falou a ele, levantou-se e conquistou. (Josué 1. 2-9)

Quando ouvimos a voz de Deus e cremos em suas palavras, temos coragem para fazer o que Ele quer.

QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR... Ouve, Obedece, age e pratica.

 

3 – UM ENCONTRO COM DEUS EXIGE ANULAÇÃO DA REBELDIA

“Não seja rebelde como a casa rebelde...” (Ezequiel 2. 8b)

A bíblia diz que a rebeldia é como pecado de feitiçaria. (I Sm 15. 23 a)  E diz também que a parte que cabe aos feiticeiros é o lago que arde com fogo e enxofre. (Ap 21. 8) Então quem quer ter um encontro com Deus precisa anular qualquer tipo de rebeldia. Aqui no texto de Ezequiel a rebeldia é caracterizada pela prevaricação e obstinação. Vejamos:

a) -  Prevaricação (Ezequiel 2. 3): Prevaricar: Faltar ao dever, torcer a justiça, corromper, perverter.

b) – Obstinação (Ezequiel 2. 4 a): Obstinação: Teima, birra, relutância, inflexibilidade, coração duro, resistente.

Não seja rebelde, faça o que Deus quer que você faça. Ouça a voz de Deus tome uma posição.

Seja e esteja flexível à vontade do Senhor, não queria que a sua vontade prevaleça, mas a de Deus sobre sua vida.

 

CONCLUSÃO

O melhor encontro que podemos ter é o encontro com Deus.

Quando encontramos Deus, as trevas vão embora, a tristeza desaparece, você lança fora todo o medo por causa do amor de Deus.

Não obstante precisamos tomar uma posição, e que posição é essa? ficar em pé. E aí, estando em pé: Ouvir Deus falar, obedecer e não ser rebelde as  ordens de Deus.

Como tem sido o seu encontro com Deus?

Você tem estado na posição certa? Contra o comodismo, a inércia espiritual? Tem ouvido Deus falar com você, tem obedecido e colocado em prática a palavra ouvida? Sem ser rebelde?

Se sim, você está pronto para ter um perfeito encontro com Deus. Caso sua resposta tenha sido não, tome cuidado em observar o que foi dito nesta noite, pois o Senhor Jesus está voltando e seu encontro com ele será inevitável. Seja para a vida eterna, ou para a morte eterna.

Que Deus possa nos conceder muitos encontros maravilhosos com Ele.

 

Deus abençoe sua vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...