Você está aqui: Home » Aliança

AliançasEis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. (Jeremias 31.31)

Como Deus se relaciona com o homem? Desde a criação do mundo, o relacionamento entre Deus e o homem tem sido definido por promessas. Deus revela aos homens como ele deseja que ajam e também faz promessas de como agirá a despeito de sua desobediência.

A Bíblia contém vários tratados a respeito das provisões que definem as diferentes formas de relacionamento entre Deus e o homem que ocorrem nas Escrituras, e freqüentemente chama esses tratados de “alianças”.

Podemos apresentar a seguinte definição das alianças entre Deus e o homem nas Escrituras: “Uma aliança é um acordo imutável e divinamente imposto entre Deus e o homem, que estipula as condições do relacionamento entre as partes”.

Apesar de esta definição incluir a palavra acordo para indicar que há duas partes, a frase “divinamente imposto” também é incluída para mostrar que o homem jamais pode negociar com Deus ou alterar os termos desse acordo: ele apenas pode aceitar as obrigações da aliança ou rejeitá-las.

O elemento essencial das alianças é a promessa divina: ...serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jeremias 31:33; II Coríntios 6:16).

A ALIANÇA DA GRAÇA

1. Várias formas de aliança. 

Apesar de os elementos essenciais da aliança da graça permanecerem os mesmos por toda a história do povo de Deus, os termos específicos da aliança variam conforme a ocasião.

1)       Na época de Adão e Eva podemos ver um Deus implacável, que não suporta o pecado e que não deixa impune o pecador. Porém ali, ele revela seu grande amor para com o homem e a possibilidade de um relacionamento com Deus na promessa da semente da mulher (Gênesis 3.15) e na provisão graciosa, da parte de Deus, de vestir Adão e Eva (Gênesis 3.21).

2)       Na aliança com Noé, Deus prometeu não mais destruir a terra com água (Gênesis 9:8-17).

3)       Na aliança com Abraão estão presentes todos os elementos da aliança da graça

4)       Na aliança com Moisés chamada de a Velha Aliança, seu objetivo primordial foi restringir os pecados do povo e conduzi-lo a Cristo (Gálatas 3:19,24). Essa aliança não removia o pecado, mas prefigurava quem realmente removeria, Cristo (Hebreus 9:11-28).

5)       Na nova aliança em Cristo cumprem-se as promessas feitas em Jeremias 31:31-34, citadas em Hebreus 8:6-13. Nesta aliança há bênçãos muito maiores porque Jesus, o Messias, já veio; ele viveu, morreu e ressuscitou entre nós, expiando para sempre os nossos pecados (Hebreus 9:24-28); ele nos revelou Deus da forma mais plena (João 1:14; Hebreus 1:1-3); ele derramou o Espírito Santo sobre todo o seu povo com o poder da nova aliança (Atos 1:8; I Coríntios 12:13; II Coríntios 3:14-18); ele escreveu suas leis em nosso coração (Hebreus 8:10).

Esta nova aliança é a “aliança eterna” (Hebreus 13:20) em Cristo, através da qual teremos sempre comunhão com Deus, e ele será nosso Deus, e nós seremos seu povo.

2. Elementos essenciais.

Quando o homem falhou e não conseguiu obter as bênçãos oferecidas pelas alianças das obras, foi necessário que Deus criasse um novo caminho, caminho este pelo qual o homem pudesse ser salvo.

O restante das Escrituras após o relato da queda em Gênesis 3 narra como Deus operou na história um surpreendente plano de redenção por meio do qual pessoas pecaminosas poderiam chegar a ter um relacionamento com Ele.

a) As partes: Deus e o povo que ele redimirá, tendo Cristo como mediador (Hebreus 8:6, 9:15, 12:24).

b) A condição: Fé na obra de Cristo (Romanos 1:17, 4:1-15, 5:1;) e a permanência nessa aliança através dos mandamentos de Deus, única maneira de provar que a fé na obra de Cristo é genuína (Tiago 2:17; I João 2:4-6).

c) O resultado: Vida eterna com Deus.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...