Você está aqui: Home » Passos Para Ser Vencedor


“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8.37).
Todo início de ano fazemos planos, projetos, tentamos iniciar nossas vidas de uma forma que, ao chegar no final de cada ano possamos olhar para trás e nos orgulhar, pois nos saímos vencedores em todas as batalhas disputadas.
Mas nem sempre conseguimos nossas vitórias, nem sempre sairemos vitoriosos, não porque não estamos ou não somos capazes de vencê-las, mas por faltar alguma coisa, algum ingrediente.
Nesse sermão, quero compartilhar alguns passos (na verdade apenas três) que no meu entender são os ingrediente que faltam para vivermos uma vida de vitórias diante do Senhor. Quero compartilhar três passos que nos levarão a entender como ser verdadeiros vencedores no Senhor Jesus.
1.       Temos que ser lutadores (Genesis 32.22-32)
O primeiro passo para podermos viver uma vida de vencedor, para sermos verdadeiros vencedores em tudo o que façamos em nossas vidas, tanto espiritual quanto nossa vida material é, sermos lutadores.
O texto de Gênesis nos apresenta uma situação a qual Jacó foi colocado para testar a sua bravura diante de Deus.
Fez-se necessário Jacó lutar com um anjo, para provar a Deus que ele estava preparado e pronto para viver uma vida de vencedor.
Acompanhando aquele campeonato mundial de Artes Marciais Mixas (MMA) podemos ver ali grandes atletas que medem força, técnica, e um show de caras feias. Mas podemos aprender muitas coisas com esse tipo de campeonato
a)       Só está ali quem tem coragem. Junior Cigano atual campeão de pesos pesados do UFC declarou na semana passada após conhecer seu próximo oponente para defender o cinturão de campeão dos pesos pesados (Alistair Overeem) declarou: “Quem tem medo de homem grande não pode ter o trabalho que eu tenho.”
b)       Só está ali quem for um atleta de verdade licenciado pelas federações internacionais, e tenha pleno conhecimento de no mínimo uma arte marcial.
c)       Principalmente Só está ali quem estiver preparado para lutar, quem for necessariamente um lutador, e tem um objetivo fixo que é conquistar o cinturão de campeão de sua categoria. Pode até ter coragem, ser licenciado por alguma federação, mas se não estiver preparado para lutar, ou seja, se não for um lutador, não irá conquistar nada.
Jacó naquele momento no vau de Jaboque mostrou para Deus que ele era um lutador e que estava preparado para realizar grandes conquistas. Jacó mostrou a Deus que tinha coragem, era forte, que era um lutador e que estava preparado.
O Senhor está te provando, provando seu valor, Ele está querendo ver se você é mesmo um CRENTE, se tem coragem de enfrentar o mundo e seus desejos, e se está preparado para lidar com as retaliações do Diabo que é o nosso desafiante principal, não por um cinturão, mas por uma coroa que nos está reservada para o dia da redenção.
Deus procura verdadeiros lutadores, procura crente fieis que não desistem, não voltam atrás, mas que sejam e estejam dispostos a avançar, não se importando qual seja o próximo desafio. Verdadeiros lutadores. Conquistadores. Conquiste a vitória lutando.
2.       Temos que nos esforçar (Josué 1.5)
O Segundo passo para podermos viver uma vida de vencedor, para sermos verdadeiros vencedores em tudo o que façamos em nossas vidas tanto espiritual quanto nossa vida material é, nos esforçar.
No texto em destaque, Deus fala com Josué para poder motiva-lo a continuar na missão de levar o povo até a conquista de Canaã, pois Moisés havia morrido sendo o próprio  Josué seu sucessor imediato.
A Palavra “esforça-te” aparece cerca de 20 vezes em toda a bíblia. Mostrando que durante vários momentos da história bíblica, o Senhor busca animar, ajudar e motivar seus comissionados durante suas jornadas.
Segundo o dicionário Aurélio esforço significa uma atividade em que alguém mobiliza todas as suas forças físicas ou morais para atingir um fim; um vigor; uma energia. Esforço Também é ânimo e coragem. Esforçar é dar força, encorajar, cobrar força, empregar todas as forças pra conseguir algo.
A bíblia relata a vida de muitas pessoas que se esforçaram para obter algo. E praticamente não existe nada nessa vida que não seja conquistada sem esforço, pela determinação, fé e pela persistência.
É claro que fatores como medo, dúvidas e desespero tentam impedir que cheguemos ao alvo, a meta, ouvimos muitos testemunhos de pessoas que conseguiram superar todas estas adversidades pelo esforço que tiveram em manter a fé, que colocaram sua força em Deus e obtiveram vitória.
Se esforçar, é se vestir de toda animosidade que existe em Deus para vencer as batalhas travadas em todas as áreas de nossa vida.
Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR. (1 Crônicas 28:20)
3.       Temos que conhecer a Deus (Oséias 6.3; Jó 42.5).
O Terceiro passo para podermos viver uma vida de vencedor, para sermos verdadeiros vencedores em tudo o que façamos em nossas vidas tanto espiritual quanto nossa vida material é conhecer ao seu Deus, temos que saber quem Ele é, o Seu nome, o que faz, temos que saber qual é a dEle.
Moisés quando foi falar ao povo de que Deus iria livra-los das mãos de fará, a primeira coisa que os anciãos perguntaram para ele foi: Quem te enviou? E quando Moisés falou o nome de Deus, eles creram, pois conheciam ao Senhor.
Em Oséias 6.3 o versículo nos dá a dica para que se realmente quisermos que os nossos dias sejam melhores, ou seja, para que possamos obter vitórias, devemos conhecer ao nosso Deus. “Conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus. Como a alva será a sua saída, e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Não somente conhecer, mas prosseguir em conhecer, aqui ele fala da importância em continuar buscando esse conhecimento, conhecer mais e mais ao Senhor.
É desejo do Senhor se tornar conhecido pelo seu povo, pelos que se chamam pelo seu nome, pelos que o invocam conforme Jeremias 24.7.
A falta de conhecimento do Senhor pode nos trazer a destruição, como foi notificada pelo próprio Deus em Oséias 4.3 de que o seu povo foi destruído por faltar o conhecimento, não só faltar, mas por rejeitar o conhecimento.
Porém, em Oséias 6.6, o Senhor fala que Ele quer mais o conhecimento de Deus do que o sacrifício se conhecermos ao Senhor, não seremos enganados pelo diabo e suas armadilhas pecaminosas, assim não precisaremos fazer sacrifícios pelos nossos pecados, o conhecimento do Senhor nos eleva, nos faz caminhar sobre as nossas alturas, deixando-nos cada vez mais longe do pecado.
CONCLUSÃO
Aquele que busca vitória, aqueles que buscam ser vencedores, não encontrarão um caminho perfeito pela frente, muito pelo contrário, encontrará um caminho cheio de dificuldades, cheio de percalços, um caminho difícil.
O Senhor Jesus nunca nos prometeu esse tipo de caminho, Ele não falou que encontraríamos um caminho de rosas, nem que não teríamos aflições, mas Ele prometeu que estaria conosco até o fim.
Quem busca ser um vencedor deve lutar se esforçar e, além disso, conhecer ao Senhor. Lutar para entrar no combate se esforçar para não sair dele confiando que o Deus ao qual conhecemos e confiamos virá ao nosso alcance.


Deus abençoe sua vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...