Você está aqui: Home » Como Crescer no Senhor


(I Pedro 2:1-5)
I Pedro 2:1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
I Pedro 2:2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
I Pedro 2:3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.
I Pedro 2:4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
I Pedro 2:5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
Introdução:
·         Tornar-se cristão é apenas o começo de uma vida nova e maravilhosa. Deus raramente leva as pessoas para o céu no momento em que se tornam cristãos.
Sabe por quê? Porque Ele tem trabalho para você aqui na terra.
"NASCER DE NOVO" é como sair de um ovo. Muito antes de seu nascimento, ainda antes de sua concepção, Deus já tinha você em mente.
Desde o princípio Deus tinha propósito especial, um papel para mim e para você desempenhar aqui na terra e na eternidade.
Esse propósito, porém, não se cumprirá a não ser que a gente cresça na vida cristã. Simplesmente sair do ovo não basta. É preciso voar. Já é hora de se comportarmos como adultos na fé e adquirirmos maturidade espiritual para prosseguirmos em nossa caminhada de fé. Já é hora de nos tornarmos homens e mulheres espiritualmente fortes, sadios e maduros, para frutificarmos no reino de Deus em prol de uma obra perfeita, que é a obra de Deus em nossas vidas.
Para se falar de crescimento espiritual, nós precisamos saber como crescer no Senhor!
Para saber como um crente cresce, nós precisamos usar o exemplo maior, Jesus. Nós precisamos saber como Jesus cresceu.
Lucas 2:40 Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Lucas 2:52 E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.
O capítulo dois de Lucas resume a infância de Jesus até a idade de 12 anos.
Jesus era instruído nas sagradas escrituras. O Cristo divino, o Filho de Deus, nascido de modo virginal, viveu em forma humana, mas de modo perfeito.
Ele foi criado no lar piedoso de José e Maria, e foi cercado desde a infância por uma atmosfera espiritual sadia. E é lógico que os mandamentos da lei de Deus eram cumpridos no lar de José e Maria, e nós vemos isto pelo fato deles terem cumprido toda a lei em relação ao menino Jesus e a observância da Páscoa.
E a instrução completa de Jesus nas sagradas escrituras, o crescimento espiritual dele, pode ser notado na sua participação na discussão com os sábios do templo com 12 anos apenas.
Lucas 2:46 Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
Lucas 2:47 E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
·         Jesus crescia, Jesus se fortalecia, crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
E nós? Será que estamos crescendo espiritualmente? O que você está fazendo para manter na sua vida e de sua família uma atmosfera espiritual sadia?
Jesus cresceu em um ambiente espiritual sadio, Jesus crescia estudando a Palavra de Deus, orando, obedecendo a Lei de Deus e a dos homens.
Para que possamos crescer espiritualmente, para que nossa família cresça espiritualmente, é preciso observar a vida e a família de Jesus, precisamos ler a Bíblia em casa, dar bons exemplos, orar agradecendo a Deus pelo dia, pelos alimentos, estimular os filhos e cônjuges a virem a igreja.
Deus espera que nós cresçamos espiritualmente, nós precisamos nos tornar semelhantes a Cristo, deixar o caráter de Cristo ser formado em nós, pois nós ostentamos o Seu Nome.
Por isso precisamos andar assim como Ele andou, ter as atitudes de Cristo, enxergar como Deus enxerga.
A Bíblia nos dá exemplos de homens que cresceram:
Samuel:
I Samuel 3:19 Crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
Davi:
I Crônicas 11:9 Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR dos Exércitos era com ele.
E muitos outros...
Se esses homens cresceram, todos nós precisamos crescer, atingindo o estado de madureza.
Outra pessoa a qual podemos aprender com sua vida, o Apóstolo Paulo.
Vamos olhar para a vida de Paulo, pois com certeza aprenderemos a crescer como crentes.
Paulo era um homem que conhecia a Cristo e tinha um objetivo claro em sua mente da finalidade da vida cristã.
Filipenses 3:7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
Filipenses 3:8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo
Filipenses 3:9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;
Filipenses 3:10 para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;
Filipenses 3:11 para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Filipenses 3:12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
Filipenses 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
Filipenses 3:14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.
Filipenses 3:16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.
EXISTEM 4 COISAS QUE PRECISAMOS FAZER PARA CRESCER, CONFORME PAULO NOS ENSINA:
1)       Revisar os valores
A primeira coisa que um crente precisa fazer para crescer, encontramos aqui em Filipenses 3: Revisar os valores.
Um verdadeiro desenvolvimento espiritual nos leva a alterar nossos valores, examinando o que já conseguimos, à luz do nosso relacionamento. Os valores que tinham muita importância para nós, agora desprezamos, e os que achávamos desprezíveis, agora absorvemos versos 7 e 8.
E aí, avaliado o que já conseguimos, vamos avaliar o que esperamos alcançar, ou seja, nosso alvo.
E agora somente o que nos leva a um conhecimento mais íntimo de Cristo nos interessa verso 14 - O nosso alvo agora é a Coroa da Glória, da Justiça, a Coroa da Vida que nos está reservada.
Nós precisamos revisar os nossos valores e crescer em Cristo, deixar de ser criança. E era justamente isso que não estava acontecendo na Igreja em Corinto.
I Coríntios 3:1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.
I Coríntios 3:2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
I Coríntios 3:3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?
I Coríntios 3:4 Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?
I Coríntios 3:5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
I Coríntios 3:6 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.
I Coríntios 3:7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
I Coríntios 3:8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.
Os crentes dali queriam ter comunhão com Deus sem largar as práticas mundanas, eram carnais, havia inveja, contendas, dissensões, falta de espiritualidade.
Eles rejeitavam os ensinos dos apóstolos, exercitavam os dons de maneira errada, havia imoralidade, e até profanavam a Ceia do Senhor.
Eram crianças.
Hebreus 5:11 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir.
Hebreus 5:12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
Hebreus 5:13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.
Observe a diferença entre crianças e adultos na fé:
Crianças - Bebem leite, são carnais, inexperientes na Palavra.
Adultos - Alimento sólido, são espirituais, tem as faculdades exercitadas.
É dessa transformação que precisamos: Deixar de ser crianças e nos tornarmos adultos espirituais.
2)       Ter o desejo de crescer em Cristo.
A segunda coisa que um crente precisa fazer para crescer é: Ter um desejo de crescer em Cristo. Paulo sempre teve um desejo de crescer, ele desejou isso para a Igreja em Corinto.
II Coríntios 10:14 Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo;
II Coríntios 10:15 não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação,
Paulo orou para que a Igreja em Tessalônica crescesse.
I Tessalonicenses 3:12 e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco,
I Tessalonicenses 3:13 a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
E exortou a Igreja em Éfeso a crescer.
Efésios 4:12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
Efésios 4:13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
Efésios 4:14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Efésios 4:15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
O desejo sincero de crescer em Cristo, importa em uma fé com raízes em Deus. Uma fé que faça com que o amor cresça a cada dia na comunhão entre os irmãos.
Uma fé que faça com que a santidade exerça no coração uma influência benéfica e viva, ao ponto dessa pessoa estar isenta de culpa, quando acontecer a vinda de Jesus.
O desejo de crescer em Cristo não pode ser somente um desejo, precisa se transformar em realidade. E esta realidade é chegarmos à unidade da fé, ao pleno conhecimento do Filho de Deus, uma fé fortalecida à medida da altura e da plenitude de Cristo.
3)       Esquecer o passado
A terceira coisa que um crente precisa fazer para crescer é: Esquecer o passado.
Paulo compreendia que tinha que crescer até a medida da estatura da plenitude de Cristo. Por isso esquecia as coisas passadas e cuidava das coisas que estavam por vir.
Filipenses 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
·         Paulo não era um crente acomodado. - Paulo era um crente integrado com Cristo.
4)       Prosseguir para o alvo e continuar a crescer
A quarta e última coisa que um crente precisa para crescer é: Prosseguir para o alvo e continuar a crescer.
Filipenses 3:14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Qual é o seu alvo na vida? Dinheiro? Fama? Prazeres? Ou Cristo?
Paulo não queria que nada disso dificultasse sua experiência com Cristo. Por isso ele continuava a crescer, prosseguindo para o alvo, mas fazia isso convencendo outros para Cristo. Cresciam através da oração, ensinamentos e exemplos.
Ele incentivava os acomodados e indiferentes a um crescimento maior na vida cristã. Ele despertou os crentes adormecidos e encorajou crentes falhos.
Conclusão:
Pergunte a si mesmo: "Se todos os crentes fossem como eu, que progresso teria a obra de Cristo?”.
Guarde essas verdades, esses valores para crescer no Senhor.
1)       Revisando os valores
2)       Desejando crescer em Cristo
3)       Esquecendo o passado
4)       Prosseguindo para o alvo e continuando a crescer
Que possamos um dia, todos nós, alcançar a perfeição e poder encontrar com Jesus nos ares!

Deus Abençoe sua vida!
Fonte: Miss. Luiz Fernando Lopes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...