Você está aqui: Home » O memorial da Santa Ceia


“Fazei isso em memória de mim” ( 1 Coríntios 11.24)
Os povos da antiguidade tinham certo costume de deixar um memorial para tudo o que viesse a fazer. Quer guerras ganhas, votos, datas comemorativas, pessoas, tudo o que viessem a achar importante guardar pelos séculos, deixavam lá erigido seus memoriais.
É possível encontrar ainda hoje alguns dos memoriais deixados pelos israelenses durante sua trajetória antiga, entre vários temos alguns exemplos para compartilhar:
Certo pesquisador caçador de tesouros, o mesmo que vasculhou o fundo do mar vermelho a fim de encontrar vestígios de que o povo hebreu houvesse realmente passado por ali. Juntamente com sua equipe encontraram vestígios de como um monumento no meio do rio Jordão como se alguém houvesse erigido ali algum memorial no meio do rio. Podemos achar nas escrituras sagradas, que Josué erigiu um monumento ali para o memorial de que os israelitas passaram por aquele rio de pés enxutos conforme Josué 4.9.
Estão ali até os dias de hoje um monumento para a recordação de como o Senhor obrara terrivelmente na vida do povo de Israel.
Outro memorial que podemos recordar aqui foi o memorial que Jacó levantou em memória de sua esposa Raquel que está situada no caminho para Belém conforme podemos ver em Gênesis 35.20. Este memorial está ali até os dias de hoje e é local de peregrinação de muitos povos que ao chegar ali, ainda choram a morte de Raquel.
Sem falar no memorial erigido pelo próprio Absalão filho de Davi, que ao ver que não tinha filhos erigiu um pilar em sua homenagem e chamou o seu nome “Pilar de Absalão” que se encontra até hoje em Jerusalém.
Memoriais, como o próprio nome sugere, traz-nos a lembrança de algum fato importante, ou de alguém.
No texto que nós lemos, Jesus fala de um ato a ser feito para que dele nos lembrássemos de todas as vezes que o repetíssemos, um ato solene feito em ocasiões solenes simplesmente com o intuito de nos fazer lembrar dele e do que ele fez.
A “santa ceia” é, portanto, um memorial que temos o privilégio de participar com o intuito de recordarmos dEle.
E para nós, ela trás a memória muito mais do que isso, a “santa ceia” nos faz lembrar:

  1. De que somos pecadores
  • Faz-nos lembrar da nossa terrível natureza pecaminosa.
  • Faz-nos lembrar, que pecamos em todas as instancias de nossas vidas.
  • Faz-nos lembrar, que estes nossos pecados nos afastou consideravelmente de Deus.
  • Faz-nos lembrar, que afastados de Deus restou-nos somente a morte.
A “santa ceia” também nos faz lembrar:
    1. De que mesmo em pecado Deus nos amor
  • Faz-nos lembrar, que mesmo separados dEle, Ele nos amou incondicionalmente.
  • Faz-nos lembrar, que por causa de nossos pecados Ele veio nos socorrer.
  • Faz-nos lembrar, que aquela cruz em que Ele padeceu era para ser minha e sua.
  • Faz-nos lembrar, que Ele nos conquistou por amor.
A “santa ceia” nos faz lembrar ainda:
    1. De que temos de novo comunhão com Ele.
  • Faz-nos lembrar, de que somos novas criaturas.
  • Faz-nos lembrar, que somos ovelhas do seu pasto.
  • Faz-nos lembrar, que em breve, muito em breve estaremos juntinhos dEle.
Jesus nos recomendou a “santa ceia” para que pudéssemos recordar de seu grande ato de amor por nós, para que recordássemos que ele se doou por cada um de nós.
Ele nos recomenda a “santa ceia” para que sua atitude amor não caia no esquecimento, e para que saibamos passar de geração a geração, que  com uma atitude de amor Ele conseguiu nos resgatar de volta para Deus. E ainda quando nossas vidas já não fazia mais sentido, Ele com seu toque de amor, soube mudar a trajetória de nossas vidas e nos deu um novo e radiante motivo para viver.
Que este memorial esteja sempre em nossas vidas e sempre  que nos ajuntarmos para comer deste pão e beber deste cálice, lembremo-nos do que Ele fez, e confortemo-nos no que Ele irá fazer quando vier nos buscar para estar juntos com Ele no nosso novo lar.




Deus abençoe sua vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...