Você está aqui: Home » Não morda a maçã


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. (Marcos 14.38)
Hoje vou começar essa pregação relembrando com vocês um conto de fadas.
Quem aqui não conhece o conto da Branca de Neve? Vocês podem me ajudar com isso. Branca de Neve perdeu a sua mãe no nascimento e seu pai se casou com outra mulher, muito egoísta, vaidosa. E quando a Branca de Neve cresceu sua madrasta que tinha o costume de perguntar pra um espelho quem era mais bonita e tinha o costume de ouvir a resposta que ela era a mais bonita, teve a infelicidade de ouvir que a Branca de Neve era a mais bonita.
Com isso essa mulher pagou um homem pra matar Branca de Neve. Esse homem não teve coragem de fazer isso e deixou Branca de Neve na floresta.
Depois de um tempo, pelo seu espelho a rainha malvada descobre que Branca de Neve ainda está viva e decide ela mesma acabar com a moça. Ela se transforma em mascate e oferece uma fita a Branca de Neve que compra e ao colocar em volta da cintura, fica sem ar e desmaia. Os anões chegando e vendo o corpo de Branca de Neve sem vida, solta a fita e ela volta a viver.
A rainha vendo que seu plano não deu certo, volta fingindo ser uma velhinha que vende pente e vende um pente a Branca de Neve, e ela sem saber que o pente estava envenenado penteia o cabelo e caiu desmaiada. Novamente os anões vendo isso, tira o pente da cabeça e ela volta à vida. Novamente, vendo que seu plano havia falhado, a rainha volta e oferece pra Branca de Neve uma maçã. Branca de Neve não quis aceitar, mas a rainha morde de um lado da maçã e nada acontece com a rainha, mas mal sabia que o outro lado estava envenenado.
O restante, vocês já sabem... O que nos interessa neste conto é somente até aqui.
Na nossa vida é desse jeito que o diabo age. Se você pensa que ele desiste fácil de te tentar você está enganado.  O diabo tenta a gente em todas as áreas da nossa vida. Ele na verdade não quer perder. Quando Jesus disse aos seus discípulos pra eles vigiar e orar pra não ENTRAR em tentação, Ele sabia o que estava falando.
Muitos se acham fortes, acham que podem brincar com a tentação. Pode ter certeza que você está prestes a cair.
Eu ouvi uma ilustração em que um jovem estava em cima de um muro e de um lado do muro ele via a igreja orando e intercedendo por ele. Orando pra que aquele rapaz não se jogasse dali. E do outro lado, o rapaz via o diabo e seus demônios todos tranqüilos. O rapaz ficou sem entender e perguntou para o diabo. Porque você está tão tranqüilo, enquanto a igreja continua orando por mim? O diabo respondeu: É que o muro é meu.
Quando nos deixamos envolver pela tentação, é isso que acontece. O diabo só fica esperando o tombo.
Você pode falar. Pra Jesus falar pros discípulos vigiar e orar é fácil. Ele era Deus. Mas Jesus falou isso porque Ele foi tentado como homem. Em Mateus 4 conta sobre a tentação de Jesus.
Jesus passou pelos três níveis de tentação. E Ele venceu. Todos nós passamos também por esses mesmos níveis de tentação, mas também podemos vencer. Se cedermos a tentação, pode ter certeza que o caminho é a morte se não houver o arrependimento.
O PRIMEIRO NÍVEL DE TENTAÇÃO QUE JESUS PASSOU E QUE NÓS ESTAMOS SUJEITOS A PASSAR É O FÍSICO. (Mateus 4.3)
Jesus tinha passado 40 dias e 40 noites sem comer. O diabo sabia que Jesus estava com fome. Jesus era humano, ele tinha fome. Então o diabo tentou Jesus no nível físico.
Quantos de nós somos tentados nesse nível? O diabo sabe do que perecemos, sabe em que estamos mais frágeis. Ele sabe em que tocar naqueles dias mais difíceis. O diabo não é onisciente, mas ele sabe em que ponto pode tocar pra nos atingir, e muitas vezes ele sugestiona coisas, aquilo que mais nos machuca, ou aquilo que mais mexe com a gente.
Estava lendo a história de Sansão. Qual era o ponto fraco de Sansão? Ele não podia ver uma mulher chorando. Quando lemos sobre o casamento de Sansão com a filistéia, ele fez um enigma. E como os filisteus não conseguiram decifrar, eles forçaram a noiva de Sansão a descobrir. Juízes 14. 15-17
Quando contamos a história de Sansão achamos que ele foi tentado e já tinha caído com Dalila. Mas antes disso vemos que aconteceu a mesma coisa com outra mulher. Sansão foi tentado onde o diabo sabia que ele era fraco.
Como Jesus disse: Vigiai e Orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca.
Mas voltando pra Jesus, como Ele venceu o diabo nesse primeiro nível com a Palavra de Deus.
Jesus respondeu o diabo com uma palavra de Deuteronômio 8.3 – Nem só de pão viverá o homem, mas de tudo que sai da boca de Deus.
Jesus sabia que ele mesmo estando há 40 dias e 40 noites orando e jejuando no deserto, Ele sabia que pra resistir à tentação ele teria que Vigiar e usar a palavra pra resistir ao diabo.
Talvez se fossemos nós, logo falaríamos, depois de esse tanto de tempo orando, com certeza vou conseguir fazer essas pedras se transformar em pão. Mas com isso teríamos cedido à tentação.
Quando somos tentados na nossa carne, nos nossos desejos carnais, de coisas que podem nos satisfazer, devemos lembrar que isso é passageiro e o que mais importa é a Palavra de Deus e o reino dos céus que está por vir. Devemos sempre nos lembrar, que tentações físicas passam, mas o céu é eterno.
O SEGUNDO NÍVEL DE TENTAÇÃO QUE JESUS PASSOU E QUE NÓS ESTAMOS SUJEITOS A PASSAR É O MENTAL. (Mateus 4.5,6)
Aí o diabo tentou Jesus, mexendo com a fé Dele. Nós somos diariamente tentados assim. Quantos de nós hoje mesmo não ouvimos alguém dizer: Deus existe mesmo? Você crê nisso mesmo? Desafiam a nossa fé. Querem muitas vezes que provemos a nossa fé.
Com Jesus o diabo usa a própria palavra pra tentar confundir a Jesus. Muitos chegam à gente e falam: Porque você não faz isso ou aquilo? Na bíblia não está escrito que “Tudo posso naquele que me fortalece?” Irmãos, cuidado! Não caiam nesse laço do diabo.
Jesus respondeu com a palavra novamente. Ele usou a palavra de Deuteronômio 6. 16 – Não tentarás o Senhor teu Deus.
Irmãos, não caiam no laço do diabo tentando assim o nosso Deus. Firme os seus pensamentos em Deus. Saiba que ele que dará testemunho de você. Não tente provar nada pras pessoas. É Deus que mostrará que Ele é Deus pra essas pessoas.
Quando Jó passou por tudo aquilo na vida Dele, e que sua mulher, seus amigos ficarão querendo que ele provasse alguma coisa, ele ficou seguro apenas na fé que ele tinha em Deus.
Ele disse que sabia que seu “Redentor era Vivo”. Jó 19. 25
Mesmo quando alguém quiser falar com você sobre sua situação, fazendo com que duvide de Deus, perca a sua fé, Lembre-se sempre dessa palavra que Jó disse e diga: EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE!
O TERCEIRO NÍVEL DE TENTAÇÃO QUE JESUS PASSOU E QUE NÓS ESTAMOS SUJEITOS A PASSAR É O ESPIRITUAL. (Mateus 4.9)
Aqui o diabo tentou Jesus oferecendo todos os seus reinos, seu poder. Somos todos os dias tentados a deixar de adorar a Deus. Somos levados a achar que Deus exige muito de nós. Que quando a gente não era da igreja era tudo muito fácil. Mas é isso que o diabo quer que façamos. Deixemos Deus, o diabo oferece uma vida melhor, sem problemas.
Muitas vezes agimos como o povo de Israel, quando eles no deserto sentiam saudades do Egito. Mesmo que no Egito eles eram escravos.
O diabo quer que acreditemos que se deixar de adorar a Deus, teremos uma vida sem problema.
Quantos de nós pensamos assim, quando eu não fazia nada na igreja era tão mais tranqüilo. Falo isso porque eu passo por isso. Quantas vezes, penso pra que me preocupar com tantas coisas, pra que me preocupar com as pessoas. Vou cuidar apenas da minha vida, da minha família. Mas é isso que o diabo quer que a gente pense. Porque quando desistimos, cedemos a tentação de deixar de adorar a Deus, fazer sua vontade e fazer apenas a nossa vontade.
Mas quando você for tentado a isso, faça como Jesus fez se foque na Palavra de Deus, e responda como Jesus respondeu: Ao Senhor teu Deus adorarás e a Ele servirás.
O diabo não se importa de você servir a ele e a Deus. Porque ele sabe que Deus não aceitará isso.
Jesus disse que não tem como servir a dois senhores.
Devemos sempre buscar uma intimidade com Deus, pra entendermos quando estamos sendo tentado.
CONCLUSÃO
Vamos sempre lembrar que o diabo quer que nos afastemos de Deus. Ele não vai avisar como vai nos tentar e nem é sempre nessa ordem. Como no conto da Branca de Neve o diabo sempre vai pegar seu espelho e querer saber quem ele tem que destruir. E como no conto, ele não vai desistir da primeira vez.
Por isso como Jesus disse devemos vigiar e orar, pra nem entrarmos na tentação. E como Jesus fez, devemos fazer pra vencermos nos momentos da tentação, repreender o diabo pela Palavra de Deus.
Para isso devemos fazer como o salmista disse no Salmo 119. 11 – “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

Deus abençoe!
Pra. Deise 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...