Você está aqui: Home » Nisso, devemos pensar


"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4.8)
O Apóstolo Paulo, ao escrever o texto que acabamos de ler queria se assegurar de que os irmãos da igreja de Filipos na Macedônia oriental, iriam colocar suas mentes nas coisas certas.
O ser humano tem uma enorme capacidade de pensamento e pensamos muitas vezes de forma tão forte que o objeto pensado se torna uma obsessão. Por isso a importância de pensar no que é certo. O profeta Isaías expressa: "Tu [Deus] conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti" (Isaías 26.3). Pense erradamente e o resultado será um terrível engano, inominável erro.
Um sábio provérbio ensina: "Semeia um pensamento, colherás uma ação; semeia uma ação, colherás, um hábito; semeia um hábito, colherás um caráter; semeia um caráter, colherás um destino!" Quando todos pensavam que a Terra fosse um disco, Colombo perseguiu o pensamento de que seria redonda e... o Novo Mundo foi descoberto.
Paulo nos apresenta uma lista dessas coisas. Pensar nessas verdades prepara-nos para realizá-las. Paulo apresenta ideais. Ideais são pensamentos vivos e aspirações nobres que fascinam os homens através de deveres elevados.
"Nisso pensai", nos encoraja o apóstolo Paulo para que possamos desfrutar de uma boa saúde mental e espiritual.
"Tudo o que é verdadeiro"
O apóstolo se prende ao sentido de ser verdadeiro e falar a verdade. Realmente, veracidade de palavra e sinceridade de caráter são absolutamente indispensáveis à santidade, pois o que é verdadeiro, é reto e é de confiança. O contrário disso é o irreal, fantasioso e falso.
Há no mundo muitas coisas enganadoras e ilusórias, o inimigo de nossas almas é mentiroso, e seu objetivo é a corrupção de nossas mentes
O apóstolo Paulo em Efésios 4.25 orienta-nos a falar somente a verdade: "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros".
Para o mundo "verdade" não tem a mesma carga de significados. Pois, em um tribunal ou delegacia, ela é relativa, pois depende dos fatos apresentados. No entanto, a verdade é absoluta, bela e real.
Que é, portanto, verdadeiro?
  • Deus e Suas promessas;
  • Cristo, que é Verdade personificada (Colossenses 3.2);
  • Seu evangelho: a verdade sobre Sua vida e sobre Sua morte;
  • A santidade.
Devemos deixar de lado toda a fábula, mentira e engano e ater nossos pensamentos na verdade, pois de acordo com João 8.32 somente ela é quem pode libertar-nos.
"Tudo o que é honesto"
Em outras palavras, é o que é nobre, respeitável, sério, e ainda "digno de honra, digno de reverência, digno de culto, honroso e venerável". Paulo a usa em relação aos diáconos (1Timóteo 3.2), que devem ser respeitáveis, ou seja, devem se dar a respeito, ser exemplares.
"digno de honra, digno de reverência, digno de culto, respeitável, nobre, honroso e venerável". É palavra usada em referências a templos.
Descreve alguém que se movimenta no mundo como se todo ele fosse o templo de Deus. Há no mundo coisas triviais, de pouco valor que são atraentes as mentes superficiais. Porém, o cristão deve fazer repousar sua mente nas que são profundas, sérias e dignas. Será que o que lemos, vemos ou ouvimos, seja na TV ou cinema é realmente honesto?
"Tudo o que é justo"
Existe pessoas que coloquem suas mentes apenas no prazer, conforto, em adquirir as coisas de maneira mais fácil, não se importando com os métodos utilizados nem com outros. O apóstolo Paulo diz em Efésios 2.3 que vivíamos nas imaginações dos sentimentos e desejos carnais. Mas em 1 Coríntios 2.16 ele afirma que nós [agora] temos a mente de Cristo.
A justiça, faz-nos manter relações corretas entre as pessoas, permite o equilíbrio entre interesses conflitantes e coordena o direito de cada um com todos. Justiça, fala da palavra, do dever assumido e do dever realizado; fala de dar a cada um o que lhe é devido.
Este mundo se caracteriza pela injustiça. No entanto, nossa mentalidade deve inspirar-se na palavra que João nos deixa registrada em 1 João 3.7 Quem pratica a justiça é justo. Longe de nós, portanto, qualquer ideal que tenha a marca da injustiça.
PENSAR EM QUE MAIS?
"Tudo o que é puro"
Pureza no mais alto sentido da palavra,  o que é moralmente puro e livre de máculas, do não-poluído, pois é deste modo que o apóstolo Paulo descreve a Igreja de Cristo e, de modo particular, os crentes (2Corítios 11.2).
O presente século está repleto de coisas perversas, vis, sujas e obscenas, e muitas pessoas vivem em tal estado mental que maculam tudo em que pensam. Os pensamentos humanos hoje estão infestados de impureza.
Pureza moral aquilo que é "inocente" e "casto". Tenha certo que a pureza de palavras e de atitude nasce da pureza de pensamento e de intenções. Se sua mente é pura suas atitudes também serão puras. Lembrem-se que  Jesus nos ensinou que "os puros de coração verão a Deus".
"Tudo o que amável"
No mundo de hoje as pessoas planejam mentalmente a vingança e o castigo despertando a amargura e o medo nos demais. Outros cujas mentes só se prestam para críticas, censuras e criação de ressentimentos destilam seus venenos até mesmo dentro das igrejas.
O Apóstolo Paulo nos recomenda a colocar nossos pensamentos longe desse tipo de pensamento, e volta-los para tudo o que tem certo encanto e promove a amizade.
O cristão deve colocar sua mente em coisas amáveis, como a bondade, a simpatia, a paciência e o amor. Afinal, pensamentos de benignidade, amáveis, tecem laços de amizade. Paulo aqui nos convida a tudo o que inspira o amor e para que nada vulgar ocupe o nosso pensamento.
"Tudo o que é de boa fama"
Aqui o apóstolo Paulo faz um pequeno resumo de toda a lista. Ele diz: “Tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e louvor, nisso pensai.”  Paulo chega a este ponto e reafirma o que já havia dito. Verdade, honestidade, justiça, pureza, amabilidade, podemos ainda completar com alegria, paz, santidade, obediência, gratidão, ou seja, onde há qualquer moral e aprovação divina, será objeto de nossa absoluta consideração.
Paulo encerra este versículo de maneira memorável mostrando-nos que nossos pensamentos podem definir o que seremos e o que faremos amanhã.
À luz da obediência, existe uma promessa. Se assim permanecermos com os pensamentos em coisas louváveis e de virtude... "o Deus de paz será convosco" (Filipenses 9b).
Deus abençoe sua vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...