Você está aqui: Home » Vai bem contigo?

(2 Reis 4. 26)  “Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: vai bem.”
Quem no dia de hoje já não fez essa pergunta pra alguém? Talvez não dessa maneira. Talvez de uma maneira bem mineira: “Bão?” ou “Beleza?” Mas fez.
E muitas vezes respondemos até mesmo sem pensar. “Bão!” ou “Beleza!” Fazemos essa pergunta ou respondemos esse tipo de pergunta por pura educação. Não paramos pra ouvir o que a outra pessoa tem pra dizer.
Hoje lemos a história de uma mulher que respondeu a um simples: ”Vai bem contigo?”. A diferença encontrada aqui em responder é que ela respondeu com fé.
Essa mulher era uma mulher que tinha posses, e um dia ela resolveu fazer em sua casa um lugar para o profeta Eliseu ficar enquanto estivesse por aquela região.
O profeta por sua vez, sabendo que aquela mulher não tinha filhos, orou a Deus e aquela mulher teve então o seu filho.
Mas quando ele estava maiorzinho, ele foi pra roça com o pai dele, e lá ele começou sentir dor de cabeça e o pai mandou seus empregados levar o menino de volta pra mãe. Quando ele chegou lá ele morreu.
E aí começa o que podemos aprender com essa mulher:
1.       Quando o impossível bater a sua porta não se desespere mantenha o equilíbrio.
(2 Reis 4. 20, 21) “E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio dia, e morreu. E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu.”
Talvez se aquela mulher fosse eu ou você, começaria a gritar desesperadamente. O texto diz que o filho morreu, mas ela (a mãe) não entrou em desespero; pegou o garoto e levou ele pro quarto (para aquele quarto que ela e o marido construíram para o profeta Elizeu). Ela foi lá, fechou a porta e trancou (dessa vez, Elizeu não estava ocupando o quarto).
Aprenda com essa mulher. Quando o impossível bater a sua porta, não dê lugar ao desespero. Porque quando entramos em desespero perdemos o equilíbrio.
Pedro quando foi preso por Herodes, a bíblia relata que ele estava na prisão com vários guardas. E o que ele fazia? (Atos 12. 6) – “E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.”
Pedro manteve o equilíbrio. Imagine se Pedro entrasse em desespero? Mas Pedro sabia que Deus estava no controle da situação.
Aquela mulher não correu pro seu marido falando. Não correu e contou pra sua família. Ela apenas creu.
Outra coisa aquela mulher quando o profeta disse que ela iria ser mãe, ela pediu ao profeta que não mentisse pra ela. Quando ela teve o seu filho, ela sabia que Deus não era um Deus de mentira.
Irmãos não se desesperem. Deus não é homem para que minta. Mantenha o equilíbrio. Mesmo que você só veja o lado ruim da situação creia que Deus vai te mostrar o lado bom, o lado real.
A segunda lição que aprendemos com essa mulher:
2.       Tome uma atitude sábia.
(2 Reis 4. 22 – 24) “E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte. E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem. Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.”
Essa mulher tomou uma atitude sábia, ela chegou ao seu marido, pediu um animal pra ir até o profeta. Não disse mais nada, ela nem saiu escondida do seu marido, mas também não fez aquele escândalo todo.
Quantas vezes tomamos a atitude, mas tomamos a atitude errada. Já colocamos a “boca no trombone” e saímos falando pra todo mundo: “Olha me aconteceu isso e vou tomar essa atitude”.
Tem hora irmãos que devemos calar. Tomar atitudes e manter silêncio.
Aquela mulher mesmo que tivesse tomado à atitude de ir falar com o profeta, mas se ela já chegasse contando o que aconteceu, pode ser que as outras pessoas teriam tirado a fé daquela mulher.
Quantas vezes você toma uma atitude, é até uma atitude sábia, mas você vai e fala pra alguém. Aquela pessoa sem fé fala pra você: “Eu acho que isso não vai dar certo!” Sabe o que é o mais provável que aconteça? Que você desanime.
Ela tomou uma atitude. E ela sabia que estava recorrendo para a pessoa certa.  Que estava fazendo a coisa certa.
Não adianta você berrar, se desesperar, contar pra cidade inteira. Se você não tomar uma atitude você não vai sair do lugar.
Eu li uma história muito interessante num devocional que é o seguinte:
Um pai levou seu filho para pescar num rio. Eles colocaram a linha com os anzóis e iscas e foram até o chalé onde estavam hospedados.
Uma hora depois voltaram para o rio para ver se haviam pegado alguma coisa. Vários peixes haviam sido fisgados nos anzóis. “Eu sabia que haveria pai”, declarou o filho. “Como você sabia”? Perguntou o pai. “Porque eu orei”, o menino disse.
Então, eles colocaram mais iscas nos anzóis e voltaram ao chalé para jantar. Depois, desceram ao rio outra vez e havia mais peixes fisgados na linha. “Sabia”, falou o menino. “E como”? Pergunto o pai. “Orei de novo”, falou o filho.
Então eles colocaram a linha outra vez e voltara ao chalé. Antes de dormir eles desceram de novo ao rio. Desta vez não havia peixes. “Sabia que não teria”, declarou o menino. “Como você sabia”? Perguntou o pai. “Porque” falou o menino “Desta vez eu não orei”. “E por que não”? Indagou o pai. “Porque eu lembrei que nos esquecemos de colocar a isca nos anzóis”, falou o menino.
Como iria ter peixe no anzol, se não havia isca?
Como você vai ver o impossível acontecer com você se você não toma uma atitude sábia? Aquela mulher ouviu muito a pergunta: “Tá tudo bem?” Como você está respondendo a esse tipo pergunta? Será que a sua atitude é de reclamar? Ou você está tomando a atitude certa, colocando a isca no anzol pra pescar as bênçãos do Senhor?
Tome a atitude certa. Seja sábio irmão, seja sábia irmã!
Faça algo, coloque a isca no anzol!
Outra coisa que aprendemos com essa mulher:
3.       Ela creu mesmo sem ver.
(2 Reis 4. 25,26) “Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita. Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.”
Pode ser que se fosse eu , quando visse o filho morto, já logo providenciaria o enterro. Não veria solução para aquele problema.
Quantos de nós, quando nos acontece algo já falamos: “Aconteceu, fazer o que?” Até jogamos a culpa em Deus da nossa pouca fé: ”Ah! Deus quis assim.” Aquela mulher ela não fez isso. Ela creu que mesmo que o filho dela tivesse morto, ele poderia ressuscitar.
Quando Deus pediu pra Abraão que sacrificasse seu filho a Ele, ele apenas creu e foi fazer o que Deus tinha pedido. Ele não se desesperou, não gritou contra Deus, não questionou Deus. Ele apenas creu. Ele tinha promessa de ser PAI DE MULTIDÕES. Ele sabia que mesmo que seu filho estivesse morto, Deus poderia ressuscitá-lo.
Aquela mulher tinha recebido de Deus o seu filho. Como falei anteriormente, Deus não mente. E quando todos perguntaram pra ela se estava tudo bem, ela respondeu com fé: “ESTÁ TUDO BEM!”
Ela não sabia e nem queria saber como o profeta faria, mas ela tinha certeza que ele faria algo por ela e por seu filho.
Mesmo que você não saiba como e nem o que Deus vai fazer. Mas creia Deus vai agir.
Conclusão
O filho daquela mulher reviveu. Como ela sabia que iria acontecer.
Que nesse dia façamos como aquela mulher. Vamos ter equilíbrio, vamos ter atitudes sábias e vamos crer sem ver.
E aí? Vai TUDO BEM com você?



Deus abençoe sua vida!
Pra. Deise Campos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...