Você está aqui: Home » QUINTA CHAVE (PERDÃO)

(Mateus 6:14) - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
(Mateus 6:15) - Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
O que significa perdoar?
José tinha apenas dezessete anos quando seus irmãos, friamente, venderam-no para a escravidão.
Separado de sua família e do seu país, ele atingiu a posição de supervisor da casa de Potifar, seu senhor egípcio.
Mas o desastre atingiu-o novamente. Ele recusou os avanços sexuais da esposa de Potifar e ela acusou-o falsamente de assediá-la.
Ele foi posto na prisão, onde, mais uma vez, o Senhor estava com ele e se tornou o supervisor dos outros prisioneiros. José permaneceu nessa prisão pelo menos durante dois anos. (Gênesis 37; 39).
Faraó, rei do Egito, teve um sonho e desejava sua interpretação. José foi capaz, pelo poder de Deus, de interpretar o sonho de Faraó e foi exaltado a uma posição de poder próxima à do próprio Faraó.
José foi nomeado encarregado da armazenagem e da distribuição dos cereais em toda a terra do Egito. Foi depois disto que os irmãos de José vieram ao Egito para comprar cereais.
·         José tinha todo poder para tomar vingança contra aqueles que tinham pecado contra ele tantos anos atrás.
Contudo, a Bíblia nos conta que José experimentou seus irmãos e, tendo visto o arrependimento deles, recebeu-os com lágrimas e afeto (Gênesis 45:1-15).
Ele os tinha perdoado por seu pecado.
Muitas pessoas não perdoariam, como José o fez. Não é fácil, freqüentemente, perdoar, e quanto maior a intimidade que temos com aquele que peca contra nós, mais difícil é perdoá-lo.
·         As Escrituras nos ensinam, contudo, que a má vontade em perdoar os outros nos retira o perdão divino.
A falta de perdão – Cada dia que passa o perdão faz mais falta na vida das pessoas, é uma arte pouco praticada.
·         As pessoas têm deixado de ter uma vida feliz e abençoada simplesmente porque não querem perdoar o seu próximo.
Por exemplo, há pessoas que estão na igreja e cantam, se emocionam e até declaram todo o seu amor a Deus, mas não querem perdoar alguém que lhes ofendeu.
Outras choram e reclamam com os seus problemas familiares, contudo dentro dos lares encontramos esposas que guardam rancor e mágoas do marido e vice versa, irmãos que não se entendem, filhos que vivem brigando com os pais, mas ninguém está disposto a perdoar.
Há muitos que se queixam da falta da bênção de Deus, do trabalho que não prospera, o casamento que não acontece, ou ainda que não tem prazer em ir a igreja, porque não podem olhar para tal pessoa. E tudo isso poderia ser resolvido com uma simples frase: “Eu te perdôo!” Ou ainda: “Me perdoe”.
Geralmente essas pessoas até afirmam que amam a Deus, só não amam aquele irmão que lhe ofendeu. Contudo a Palavra de Deus afirma:
(I João 4:20) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
(I João 4:21) - E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
Por isso podemos afirmar que falta de perdão, é falta de amor, Jesus mesmo disse:
(Lucas 7:47) - Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
·         Que tal de antes de declarar seu amor a Deus, aprender a amar de fato o seu próximo, e demonstrar isso através do perdão?
O que a falta de perdão faz – O profeta Isaías afirma:
(Isaías 59:2) - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
·         Que a falta de perdão é pecado todos sabem, agora, você já pensou que este teu pecado, te separa de Deus?
Quando não queremos perdoar, é como se colocássemos um grande muro entre nós e Deus, e não conseguimos chegar perto dele, e ainda mais, também encobre o rosto de Deus de nós, de tal modo que Ele não ouve nossas orações.
Aí está o motivo, porque muitos cristãos, mesmo lendo a Bíblia, louvando e adorando no culto não conseguem se sentir perto de Deus, ou sente que suas orações não são respondidas: simplesmente porque não querem perdoar.
 O que é o Perdão?
A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro.
Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual.
Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar:
(Mateus 6:12) - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
A boa nova do Evangelho é que Jesus pagou o preço por nossos pecados com sua morte na cruz.
Quando aceitamos o convite para a salvação através de nossa obediência aos mandamentos de Deus, Ele aceita a morte de Jesus como o pagamento de nossos pecados e nos livra da culpa por nossas transgressões.
Não ficamos mais na posição de infratores da lei ou devedores diante de Deus. Somos perdoados!
O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Este é o sentido pelo qual Deus “esquece” quando perdoa.
(Hebreus 8:12) - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Deus nos chama a perdoar assim como Ele perdoa. Quando alguém peca contra mim, ele se torna um transgressor da lei de Cristo. Eu o considero um pecador. Se ele se arrepende e pede para ser perdoado, eu tenho que perdoá-lo, isto é, libertá-lo de sua culpa como transgressor.
Quando eu o perdôo, não o considero mais um pecador. Posso não ser literalmente capaz de esquecer o pecado que ele cometeu mesmo sabendo que Deus literalmente "esquece" nossos pecados, mas preciso deixar de atribuir a ele a culpa pelo seu pecado. Deste modo, eu o liberto de sua “dívida”
·         Querer o perdão de Deus assim como temos perdoado a quem nos tem ofendido significa oferecer perdão como Deus tem nos oferecido. Deus não esperou nosso arrependimento para oferecer o perdão através de Jesus, ele espera o arrependimento para perdoar, mas o perdão já foi oferecido.
O PERDÃO NA VIDA CONJUGAL.
Perdoar o marido ou a esposa é ser instrumento nas mãos de Deus.
No casamento algumas atitudes são fundamentais para o bem-estar e para a felicidade dos cônjuges. Dentre elas, com certeza, está a conjugação do verbo perdoar.
Como é difícil dizer: “Eu perdôo… nós perdoamos…”.
A dificuldade maior que muitos encontram é justamente a de perdoar uma pessoa tão próxima, tão íntima. É mais fácil perdoar aqueles que estão distante.
Isso é fácil compreender: a frustração das expectativas se dá com pessoas íntimas. Dos estranhos a gente não espera muita coisa mesmo, e conseqüentemente, não nos sentimos ofendidos por suas palavras ou atitudes.
C.S.Lewis escreveu o seguinte:Todos dizem que perdoar é uma tarefa fácil até terem algo para perdoar.”
Ele tinha razão porque o ferido ou maltratado deseja sempre a reparação, a vingança. Ou no mínimo fica magoado ou cheio de ressentimento.
Os casais precisam entender – quer queiram ou não – que é simplesmente impossível a permanência saudável do relacionamento conjugal sem a vontade e a disposição contínua do perdão.
 Jesus ensinou: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14-15).
A pessoa que toma a iniciativa de oferecer o perdão, com certeza, é o maior beneficiado porque torna o seu coração livre de enfermidade e pronto para viver a Paz de Deus.
·         Como todos nós precisamos do perdão de Deus, é, portanto indispensável que entendamos e pratiquemos o perdão.
A IMPORTÂNCIA DE PERDOAR OS PAIS E ANTEPASSADOS.
Boa parte dos nossos conflitos emocionais surge da nossa relação como os pais. Acredito que isso não seja nenhuma novidade.
Mas por que surgem esses conflitos? Porque os nossos pais também guardam conflitos mal resolvidos com nossos avós, e acabam passando, de forma até inconsciente, seu problemas para os filhos através de exemplos, atitudes e palavras.
Se os nossos avós têm ou tiveram problemas de auto-estima, se sofreram problemas de rejeição, ou se têm qualquer tipo de questão emocional, é claro que isso irá afetar a relação com os nossos pais.
Os nossos avós, por sua vez, também tiveram lá suas questões com o nossos bisavós. Os nossos bisavós influenciaram os nossos avós, que influenciaram nossos pais, que nos influenciaram ou ainda influenciam.
E eu, você, iremos passar boa parte da negatividade adquirida que veio das gerações passadas para os nossos filhos, que por sua vez, irão passar para seus filhos...
Creio que deu pra perceber a dimensão maior e mais profunda dos problemas que carregamos e que vão passando de geração em geração.
·         Isso não tem nada a ver com maldição hereditária, mas não deixa de ser uma herança que muitas vezes pode nos trazer sérios problemas, mas que podem ser facilmente resolvidos com o perdão.
·         É preciso quebrar essa corrente, é preciso perdoar, jogar esse lixo fora, ou isso continuará influenciando as próximas gerações.
Ilustração: O caminhão de Lixo.
Um homem estava em um taxi indo para o aeroporto, o taxi ia pela faixa certa, quando de repente um carro saiu do estacionamento e entrou na frente do taxi. O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater em outro carro, foi por um triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para ele, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.
Indignado o homem perguntou: - Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro, a nós e quase nos manda para o hospital!
Foi quando o motorista do taxi ensinou a "A Lei do Caminhão de Lixo."
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, mágoas, traumas e desapontamento.
À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre quem está por perto, até mesmo, muitas vezes nas pessoas que mais ama.
·         Pessoas que não conjugam o verbo perdoar, não praticam essa “arte” que faz uma verdadeira limpeza no coração.
Não pegue o lixo de ninguém e nem o espalhe o seu sobre outras pessoas no trabalho, EM CASA, ou nas ruas.
·         Se livre do seu lixo, perdoe. Experiente isso e vai descobrir como viver em paz.
Pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia, e nem estragam o dia dos outros.
A vida é muito curta, não leve lixo com você! Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, traumas familiares, ódio e frustrações.
(Mateus 5:43) - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
(Mateus 5:44) - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
·         Amar seu inimigo é perdoar, e perdoar é não carregar lixo dentro do coração, nem permitir que o lixo dos outros seja descarregado sobre você. Ore pelas pessoas que te aborreceram, peça a Deus para abençoá-los. Vai experimentar uma paz que você nunca sentiu.
E SE A PESSOA SE ARREPENDER? O QUE ACONTECE SE EU NÃO O PERDOAR?
Jesus contou uma parábola sobre um servo que devia uma quantia enorme. (Mateus 18:23-35)
É claro que estamos representados na parábola pelo servo que tinha uma dívida enorme. Não há comparação entre as ofensas que temos cometido contra Deus e aquelas que têm sido cometidas contra nós.
Jesus observou que, justo como no caso do servo não misericordioso, o Pai não nos perdoará por nossas infrações se não perdoarmos nossos companheiros.
Os cristãos, portanto, precisam aprender a conjugar o verbo perdoar.
·         PRIMEIRO, porque todos nós erramos.
Não há ninguém que não cometa erros, que não frustre o próximo. Não há um cônjuge que não tenha em algum momento ofendido a pessoa amada.
O problema é que só enxergamos a trave e o argueiro dos outros!
Ilustração:
Conta-se que um sargento do Exército desejava punir um soldado que estava sob o seu comando por um grave erro de conduta. Sendo aconselhado pelo seu superior a dar ao soldado uma nova oportunidade, ele retrucou:
- Sou um homem de palavra; se disse que iria puni-lo, vou puni-lo. Não perdôo.
 O seu superior, então, lhe disse:
- Sargento. Espero que o senhor nunca erre!
(Provérbios 19:11) - A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.
·         A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende.
Perdoar porque precisamos, também, de perdão.
·         SEGUNDO, porque em Jesus Cristo já fomos perdoados.
Temos um Deus que em Jesus Cristo, ama, aceita e perdoa, livre e incondicionalmente, o mundo inteiro.
(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
A Bíblia diz que Deus não esperou a nossa transformação, o nosso arrependimento ou a restauração dos erros cometidos para nos amar.
Pelo contrário, Ele demonstrou o Seu amor perdoador para com todos os homens dando o Seu Filho, Jesus Cristo como sacrifício pelo nosso pecado.
Deus nos perdoou. Se errar é humano, perdoar é divino. (Alexandre Pope)
·         TERCEIRO, porque nós mesmos somos os maiores beneficiados.
Dr.Fred Luskim (O Poder do Perdão, W11 Editores) afirma o seguinte: “O estudo sobre o perdão na Universidade de Wisconsin mostrou que o perdão ajuda a prevenir a doença cardíaca na meia-idade. O perdão é uma experiência que modifica o nível de autoconfiança, de ações, pensamentos, emoções e sentimentos espirituais da pessoa vítima de afronta. Aprender a perdoar os sofrimentos e ressentimentos da vida é um passo importante para nos sentirmos mais esperançosos e menos deprimidos”.
A Bíblia fala sobre este assunto quando, por exemplo, diz:
(Provérbios 15:13) - O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
A pessoa que toma a iniciativa de oferecer o perdão, com certeza, é o maior beneficiado porque torna o seu coração livre de enfermidade e pronto para a Paz de Deus.
·         É preciso entender, ainda, que perdão não muda o passado, mas modifica o presente. Perdoar é tornar parte da solução.
E SE A PESSOA NÃO PEDIR PERDÃO? COMO DEVO PROCEDER?
Oferecer o perdão é uma virtude que só traz benção para a vida de quem o faz. Deus fez isso conosco, na cruz, a primeira expressão de Jesus foi a de oferecer o perdão para aqueles que o estavam matando.
(Lucas 23:34a) -  “... Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...”
·         Ser misericordioso é uma virtude, é sabedoria, é se tornar digno de receber do Senhor a misericórdia.
(Mateus 5:7) - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Para nos prepararmos para perdoar, precisamos lembrar que nós mesmos somos pecadores e necessitados do perdão divino.
(Romanos 3:23) - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
No caso do cristão, Deus já lhe perdoou uma imensa dívida no momento em que aceitou ao Senhor Jesus como Salvador e Senhor de sua vida.
Quando nos lembramos da grandeza da dívida que Deus quer nos perdoar, certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação.
(Colossenses 3:13) - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
·         Libere o perdão, limpe seu coração da sujeira do ressentimento, do lixo do ódio e deixe-o limpo para ser a habitação de Cristo.
"O perdão é a chave que abre a porta do ressentimento e as algemas do ódio. É um poder que quebra as cadeias do rancor e as correntes do egoísmo.
·         O perdão sincero de sua parte fará de você um vencedor, essa é uma das chaves para você receber a renovação espiritual.
As escrituras destacam a importância de perdoar aqueles que nos ofenderam.
·         Embora possa ser natural nós nos afastarmos das pessoas que nos magoam, isso traz conseqüências muito piores do que a dor de ser vítima do pecado de outro.
Não perdoar. . .
• Causa dano no convívio familiar. Você já alguma vez tentou manter um relacionamento contínuo com uma pessoa que está enraizada na amargura?
É impossível, porque essa pessoa está fixada nos seus sentimentos doentios acerca de alguém.
É muito difícil passar um tempo com alguém que está consumido pela amargura, porque essas pessoas simplesmente deixam de ser simpáticas.
• Prejudica a oração. Não perdoar é pecado, e o pecado não confessado cria “perturbações” no nosso relacionamento com Deus.
Por isso temos de perdoar os outros antes da oração ou do culto.
(Mateus 5:23) - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
(Mateus 5:24) - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
• Prejudica o testemunho pessoal. O ponto principal do seu testemunho é a salvação, que tem como foco principal a verdade que o Senhor perdoou todos os seus pecados.
Como pode você realçar a importância disso se as outras pessoas não puderem ver nem mesmo um pouco de perdão na sua própria vida?
• Impede o crescimento espiritual. Deus não irá abençoar ações pecadoras. E, portanto, se você estiver vivendo uma vida atolada em rancor, sem perdoar, você não pode esperar que Ele faça chover sobre si as Suas bênçãos.
Conclusão:
Se você insistir na desobediência, não liberar perdão, você quebra a comunhão íntima com o Senhor e se coloca numa posição perigosa e frágil.
·         O que precisamos entender é que o perdão não muda o passado, mas modifica o presente.
Se existe alguém que você precisa perdoar hoje, não deixe passar mais uma noite sem conceder esse perdão.
Há mais coisas em jogo aqui do que você pode ter percebido.



Missionário Luiz Fernando
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...