Você está aqui: Home » Terceira Chave (CONFISSÃO)


(Tiago 5:16) - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
O pecado de do rei Davi teve um alto preço.
Um homem pagou com a vida, e Davi pagou com a saúde e o respeito próprio.
Davi tentou esconder e depois remendar a situação da melhor maneira que pode:
Casou-se com a mulher que engravidara, deu a ela e ao bebê um lar no palácio.
Entretanto, algo ainda estava errado. Somente após o confronto do profeta Natã foi que Davi enxergou a verdade.
O que faria com ela? Poderia continuar no pecado, chamando Natã de mentiroso, negando tudo, ou poderia interromper o caminho de pecado admitindo tudo.
Davi reconheceu de imediato a sua culpa, não procurou justificar seu comportamento, não minimizou sua gravidade, não endureceu o seu coração, nem culpou outros além de si. Davi disse quando foi confrontado:
(II Samuel 12:13) - Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.
No momento em que Davi enxergou o seu pecado e percebeu a gravidade dele, Davi enxergou também sua necessidade da misericórdia e do perdão de Deus e por isso escreveu o Salmo 51.
A palavra Confessar transmite a idéia de algo “descoberto”, mas tem muitas pessoas que preferem deixar porções de sua vida mofar e apodrecer ao invés de abrir uma janela para a luz do mundo exterior e correr o risco que outros vejam seu lado obscuro.
Ao quebrar o silencio e dizer a verdade sobre nós mesmos para outra pessoa, saímos das trevas para luz.
O sigilo, quando aplicado ao pecado, traz enfermidade á nossa vida.
A confissão é o método de cura de Deus
POR ISSO A CURA É IMPOSSÍVEL ANTES DE ESTARMOS DISPOSTOS A CONFESSAR.
Deus deseja franqueza e sensibilidade entre seu povo porque quer um povo saudável.
Em 1551 o Conselho de Trento declarou:
Quando o fiel a Cristo se dispõe a confessar todos os pecados do quais se lembra, coloca-os sem dúvida diante da misericórdia divina para receber perdão.
Aqueles, porém, que se recusam a fazer isso e conscientemente retém alguns pecados, não coloca nada diante da bondade divina para remissão:
“Pois se o enfermo está envergonhado demais para mostrar sua ferida ao médico, a medicina não pode curar o que não conhece”.
O QUE É CONFISSÃO?
A palavra grega traduzida como confessar no Novo Testamento é homologeo, que significa “falar a mesma coisa” ( homos, mesmo; lego, falar). Dizer a mesma coisa que Deus significa concordar com Ele sobre o que Ele diz que é certo ou errado.
Portanto, quando confessamos o pecado, estamos concordando com Deus quanto ao que está errado conosco.
Quando concordamos com Deus, podemos personalizar nossa confissão e reconhecer as áreas da nossa vida que não estão de acordo com Ele.
A confissão tem dois aspectos:
Falar a verdade sobre nós mesmos e.
Falar a verdade sobre Deus.
Por exemplo: se confessarmos o pecado da cobiça, podemos também confessar a promessa de Deus.
(Filipenses 4:19) - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Por que devemos Confessar a Deus?
Porque Deus exige a confissão como requisito para salvação.
Ninguém pode receber o perdão de Deus sem concordar com ele sobre duas coisas:
A pecaminosidade humana.
A justiça divina
(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
(Romanos 10:9) - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
(Romanos 10:10) - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
(Romanos 10:11) - Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Deus exige a confissão como um meio para obter intimidade.
Ninguém pode se aproximar de outro ser humano escondendo-lhe segredos. Da mesma maneira, ninguém pode se aproximar de Deus, tentando esconder o que quer que seja dele.
PARA DEUS A NOSSA CONFISSÃO NÃO ACRESCENTA NADA.
Ele já conhece nossos pensamentos, por isso não descobre nada de novo quando ouve nossa confissão.
No entanto, Ele é beneficiado indiretamente porque a confissão nos beneficia – ou seja, seu Corpo, que somos nós sua Igreja.
A confissão reforça nossa honestidade, nosso entendimento da gravidade do pecado, torna-nos mais compreensivos para como outros, faz-nos prestar contas a outras pessoas e constrói a unidade na igreja.
Porque devemos confessar a outros nossos pecados?
Às vezes as pessoas se convencem que a confissão a outro ser humano é desnecessária.
Já admitiram o pecado para Deus e acreditam que é o bastante.
Vejo que esse tipo de raciocínio ignora a instrução clara que Tiago nos deu em sua carta.
(Tiago 5:16) - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
O ato de falar a verdade uns aos outros - identificar as crenças - encontrar palavras para descrevê-las e confiá-las-á outra pessoa – gera responsabilidade e unidade.
Atrai as pessoas e capacita o Corpo de Cristo a agir de modo justo.
A confissão só traz beneficio.
A confissão torna o pecado mais real para nós.
Porque confessar a outros se eu já confessei a Deus?
A confissão mostra aos outros como orar por nós.
Para que uma pessoa possa orar de forma eficaz as pessoas precisam conhecer nossas necessidades espirituais e emocionais, bem como as nossas necessidades físicas.
A confissão mostra aos outros como nos animar, fortalecer.
Deus deseja que sejamos encorajados por outros.
Os outros podem ver em nós o bem que não conseguimos ver.
Amigos amorosos podem dirigir-nos palavras de esperança e fé, confiança e graça.
A confissão mostra ao outros como nos aconselhar.
Com a confissão é possível que outro cristão conheça princípios bíblicos que podem ser transformados em soluções para nossos problemas.
(Provérbios 11:14) - Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.
Por que então não confessamos a outros nossos pecados se isto só nos trás beneficio?
Medo de perder a boa reputação.
O medo de sermos expostos publicamente pode manter-nos acordados a noite com pensamentos aterrorizantes.
Revelar nossas falhas, ainda que seja para uma única pessoa, e admitir que ficamos aquém da perfeição pode resultar em rejeição.
Ainda é melhor ser “exposto” e até ter a reputação danificada do que permitir que segredos venenosos contaminem nosso relacionamento com Deus e com outras pessoas.
Quando estivermos convencidos de que Deus é quem Ele diz ser – perdoador, protetor, poderoso para livrar e pronto para restaurar, o medo diminuirá porque confiaremos que Ele responderá de acordo com o caráter dEle.
O medo de perder nosso pecado favorito.
A confissão exige renúncia de hábitos prejudiciais.
O pecado é incompatível com a renovação espiritual, e aqueles que buscam a Deus devem deixar para trás tudo o que desqualifica ou trabalha contra o propósito divino em nossa vida.
Hábitos e relacionamentos que não promovem nosso crescimento espiritual atrapalham.
Quando confessamos atitudes, comportamentos ou relacionamentos pecaminosos, também devemos dar passo para abandoná-lo.
Medo de perder a segurança.
Quando nossa segurança emocional ou financeira está vinculada a algo pecaminoso, naturalmente tememos a confissão.
Ela trará mudanças, e a mudança mais imediata pode não ser muito agradável. É neste ponto que entra a fé.
Se concordarmos com Deus sobre o que Ele diz que é bom, podemos confiar que o resultado supremo da obediência também será bom.
Manter os pecados em segredo traz conseqüências desastrosas.
Enquanto o rei Davi manteve seu pecado com Bate-Seba em segredo, sofreu fisicamente. Veja sua confissão disto:
(Salmos 32:3) - Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
(Salmos 32:4) - Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
Nós não podemos conviver com a culpa.
Esta realidade é algo tão importante que a Igreja Católica inventou o confessionário e Freud criou o divã.
A não confissão do pecado nos faz adoecer...
Física (consumiram-se os meus ossos).
Emocional (meu bramido durante todo o dia)
E espiritualmente (tua mão pesava sobre mim), tirando-nos a razão de viver.
(o meu humor se tornou em sequidão de estio — humor é disposição para viver; sequidão de estio é ser como um pingo d’água no asfalto quente; não há como encontrar alegria, razão de ser, etc.)
Mesmo sofrendo fisicamente com esta terrível doença, Davi só confessou quando não teve outra opção.
Somente depois que o profeta Natã o confrontou, então Davi disse: “Pequei contra o Senhor” Depois Davi de forma maravilhosa mostra a beleza da sua confissão:
(Salmos 32:5) - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.
Muitas vezes a confrontação precede a confissão.
Para quem devo confessar meus pecados?
Você deve encontrar um confidente Digno. Veja algumas dicas:
Procure uma pessoa Humilde:
Procure alguém que não tente impressionar os outros, um indivíduo que deseja ser visto como importante, Ele pode ser tentado a divulgar sua informação pessoal para ganhar prestigio.
Procure uma pessoa que terá Interesse em ajudá-lo.
Se alguém compete com você, ou falou mal de você para outros, evite torná-lo seu confidente, essa pessoa terá pouco interesse em ajudá-lo de fato.
Procure uma pessoa Honesta.
Fique longe de qualquer um que possa ter um motivo oculto. Se alguém tem algo que ganhar sendo seu amigo, cuide-se, Não confesse para alguém que possa usar a informação em beneficio próprio. Confiar numa pessoa assim seria colocar tentação desnecessária no caminho dela.
Procure uma pessoa que seja forte emocionalmente.
Será uma tentação escolher uma pessoa fraca como confidente, porque assim você se sentirá mal com sua própria situação.
Evite qualquer um a quem possa manipular para que fique com pena de você.
Procure uma pessoa que esteja Disponível.
A pessoa em que você confia não pode ser tão atarefada que não possa ser encontrada, deve morar perto ou na mesma cidade e a vida de vocês deve ter algum ponto comum (igreja, trabalho, escola, ou vizinhança).
Finalmente, é Deus quem nos livra das nossas dificuldades, embora use outras pessoas é ELE, em última análise, que merece toda confiança.
Confissão é falar a verdade para alguém sobre o que fizemos de errado.
Confissão é Concordar com Deus sobre o que Ele diz que é certo e justo, e concordar com Ele quando Ele diz que é errado.
Confissão é contar a verdade sobre o que os outros fizeram contra nós sem negar, evitar ou minimizar.
Não devemos guardar segredo para com Deus mesmo Ele sabendo, isto será uma afronta contra Ele. Porque Deus é Onisciente e Onipresente.

Missionário Luiz Fernando
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...