Você está aqui: Home » O Filho Pródigo

Lucas (15.11-32)
A parábola do filho pródigo é um dos textos mais comoventes e edificantes da bíblia. No conflito do filho pródigo com seu irmão temos o retrato do nosso dilema entre a aventura e a fidelidade a Deus. Na cena do filho pródigo que passa fome, temos o retrato da nossa miséria quando afastados de Deus. E no abraço acolhedor que o pai dá, no filho que volta pra casa, temos a mensagem do amor incondicional de Deus.
A parábola vai nos trazer a imagem de um pai amoroso, um pai que sabe reconciliar e que perdoa.
O que mais chama a atenção é que geralmente essas características estão em sua grande maioria associadas a figura das mães. Mas Jesus quer realmente mudar a imagem que muitas vezes nós temos de Deus.
A parábola ensina uma nova imagem de Deus tirando dEle aquele ar austero e distante. O Deus de Jesus e dos cristãos é um pai amoroso; que disciplina, mas ama o perdão.
O Dr. David Martin Lloyd-Jones chegou a dizer: “A parábola também ensina e provoca uma nova imagem de pai, alicerçada no perdão, no amor incondicional e no abraço. Esse pai zela pela disciplina na educação dos filhos, mas não a confunde com agressividade ou violência. Coloca limites necessários, mas não os confunde com restrição da liberdade. É um pai que às vezes se fecha e diz não, mas que também arrisca, confia, e diz sim”.
A Parábola é de longe uma das mais belas entre todos que o Mestre Jesus contou.
Mas essa palavra também nos ensina o que ganhamos quando largamos tudo, e voltamos para os braços do Pai.
No versículo 22 temos “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés.” E por último ele ainda manda trazer o bezerro cevado para que pudessem festejar a volta de seu filho.
Temos aqui 3 elementos que nos são mostrado como uma prova da aceitação do pai.
1 – Trazei depressa o melhor vestido.
O vestido ou a roupa nova, nos dá o sentido de limpeza. Pois ninguém vestiria uma roupa limpa e nova sem antes ter tomado um belo de um banho. Mesmo aqueles que são contrários a  banho faria algo parecido.
A questão aqui mostrada por Jesus é que como já foi dito, Na cena do filho em que alimenta os porcos e passa fome, temos o retrato da nossa miséria quando afastados de Deus. Portanto podemos também ter a idéia de que nossas roupas encontram-se sujas, imundas por todo o tipo de pecado.
O Salmista Davi no salmo de numero 51, mostra a real condição que se encontra o homem pecador. Nesse salmo o salmista pede insistentemente que Deus o lave, purifique de seu pecado. ( vv, 2, 7 )
E aqui o Pai oferece ao filho vestidos novos. Como quem estivesse oferecendo a oportunidade para mudar aquela condição fétida ao qual o filho estava vivendo.
O pai dá ao filho a opção de poder “nascer” de novo. A mesma opção que Jesus oferece a Nicodemos quando este vai ter com Jesus em um encontro às escondidas.
De repente você chegou aqui com o pensamento de que agora estava tudo acabado, de que você tentou por tantas vezes e nunca conseguiu chegar... hoje o Senhor está te dando a oportunidade de vestir um novo vestido. De se ver limpo de toda a sujeira que o mundo tem espalhado por aí.
2 – Ponde-lhe um anel na mão.
Que coisa linda de se ver, o Pai além de mandar trocar as roupas sujas e fétidas de seu filho por roupas limpas e cheirosas, manda também que busquem um anel e coloquem em seu dedo.
O anel vai nos dar o sentido de aliança, acordo. E é isso que Deus nos oferece: um novo concerto. Uma nova aliança.
Depois de ter-nos tirado (resgatado) do mundo e ter-nos trocados as roupas outrora sujas, agora ela nos oferece um anel como sinal de uma nova aliança.
Jeremias profetizou que em um tempo futuro, Deus estaria fazendo um novo concerto, um melhor concerto, com o seu povo (Jeremias 31.31-34). É melhor concerto do que o antigo...
a)       Porque perdoa totalmente os pecados dos que se arrependem,
b)       Transforma-os em filhos de Deus,
c)       Dá-lhes novo coração e nova natureza para que possam espontaneamente, amar e obedecer a Deus.
d)       Conduz a um estreito relacionamento pessoal com Jesus Cristo, o próprio Pai e resulta em uma experiência maior em relação ao Espírito Santo.
O novo concerto é um acordo, promessa, última vontade, testamento é uma declaração dos propósitos divino sem outorgar graça e benção àqueles que se chegam a Deus mediante a Fé.
3 – Ponde-lhe sandálias nos pés.
Alem da roupa e do anel, o pai agora manda que ponham sandálias nos pés de seu filho. Sandálias novas, pois as antigas se é que ele ainda as tinha, passaram por lugares impuros e poderiam carregar algo desagradável.
Isso nos mostra que aquele pai estava definitivamente empenhado em esquecer o passado de seu filho, deixar para trás toda a imundícia e sujeira que o mundo pôde ter deixado e causado em seu filho.
Nessa noite Deus quer deixar para trás (esquecer) o seu passado, ele quer ter com você um novo começo, Ele quer te dar uma nova chance.
A figura daquele pai da parábola ilustra muito bem a reação de Deus quando nos arrependemos de nossos erros e resolvemos voltar atrás.
Ele espera ansioso pelo nosso arrependimento, e mesmo ao longe ele nos avista e sai correndo ao nosso encontro para nos saudar com um longo e afetuoso abraço.
 Hoje o Senhor quer te dar essa oportunidade ele quer te abraçar, te vestir com um nova roupa, colocar um anel em seu dedo e te calçar com sandálias novas.
Ou seja, Ele quer te limpar de toda impureza e imundícia do pecado quer te purificar, e fazer um novo concerto,um novo pacto contigo e calçar  seus pés com a preparação do Evangelho da Salvação.
Ele quer fazer uma mudança radical em sua vida.

Deus abençoe sua Vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...