Você está aqui: Home » Esperança no Vale

(Ezequiel 37.1-10)
O texto meditado nos fala do profeta Ezequiel e sua experiência fantástica em que é levado pela mão do Senhor “em espírito” a um determinado lugar onde Deus haveria de lhe falar. É interessante como às vezes, Deus escolhe lugares inesperados para nos ensinar a proferirmos Sua palavra.
Foi isto o que Deus fez com Ezequiel, quando levou-o a um vale do ossos secos. Ezequiel em sua própria descrição do lugar, diz: "e eis que eram mui numerosos (os ossos) sobre a face do vale, e estavam sequíssimos" (v. 2)
Imagina agora, o que teria passado pela cabeça do profeta naquele momento? Ele deve ter pensado: "Deus, que lugar terrível; estou rodeado de morte;”
Não havia nada naquele lugar além da aparência e domínio da morte".
Em meio a esta circunstância, vem então a pergunta de Deus: "Filho do homem, poderão viver estes ossos"?
Parece que Deus está brincando com o profeta quando lhe faz esta pergunta, mas Deus está falando muito sério.
O profeta já havia notado que os ossos eram muitos e que já estavam ali há muito tempo, pois estavam sequíssimos. Como poderiam então viver?
Toda a aparência humana já não existia há muito tempo, e qualquer esperança de vida inexistia, pois o que se via eram somente montanhas e montanhas de ossos sem vida.
Poderiam então viver aqueles ossos secos?
No vale de ossos secos, somente Deus vê vida.
Muitos hoje estão na mesma desolação, suas vidas se comparam com esse “vale da morte”, sua esperança morreu e secou-se.
Talvez nunca tenham sentido na vida o toque do Espírito Santo a lhe transformar. Por isto, talvez se sintam um monte de ossos secos, sem carne, sem tendões, sem vida.
Talvez muitos até já tenha experimentado o amor concreto de Deus, mas por alguma razão, agora transitam de igreja em igreja em busca de uma palavra, um sorriso, tudo isso trazer seus ossos à vida.
Talvez muitos estejam cansados de ser crente, não mais encontrando qualquer alegria na vida cristã.
Estejam cansados de ver e viver um cristianismo de muitas palavras e poucos compromissos.
Fartos de uma fé teórica, que não encontra ressonância na prática. Sua espiritualidade é como um livro esgotado. Não se encontra mais.
Talvez estejam experimentando um esgotamento espiritual provocado por falsas promessas (de cura, emprego, vida rósea), pela autoconfiança ou pela falta de  se chegar verdadeira mente à fonte da Vida.
Talvez  muitos hoje sejam, portanto, um montão de ossos secos no vale da vida.
Se assim é, eu espero sinceramente que hoje tenha chegado para você o momento de se sentir visitado pessoalmente por Deus e receber das mãos dele o sentido da vida.
Porque eu creio que podem sim voltar a viver esses ossos secos.
Não fomos criados para morrer em um vale de ossos secos.
Se você vive a sensação de estar vivendo em um vale de ossos secos, quero compartilhar com você algumas atitudes que lhe farão se sentir vivificados pelo Senhor  Jesus.
CREIA INCONDICIONALMENTE, A DESPEITO DAS APARÊNCIAS
Ezequiel por certo já estava assustado com tamanha visão, mas, quando menos se espera Deus profere uma ordem: "Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: ossos secos ouvi a palavra do Senhor" (Ez 37.4).
Às vezes, as ordens divinas nos parecem loucuras, devaneios mentais ouvidos ocasionalmente. Mas quando Deus nos dá uma ordem, ela deve ser cumprida.
Note que Deus busca no profeta duas coisas: A fé para crer no impossível e a obediência para a realização do inacreditável.
Ordens inusitadas:
  • Abraão para sacrificar seu filho;
  • Moisés diante do Mar;
  • Gideão e seus 300;
Ezequiel deve ter pensado: será que estou ouvindo direito: devo falar a palavra do Senhor à estes ossos secos? Será que estou ficando louco?  Mas ele creu, pois foi o senhor quem disse.
PROCLAME A PALAVRA DE DEUS SOBRE OS OSSOS SECOS

Então profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. (Ezequiel 37.7)
Creio que o profeta teve uma grande surpresa quando viu o que aconteceu, pois o milagre estava acontecendo diante de seus olhos, "houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso".
Imagine a cena: num grande vale, ossos voam à procuram de seus pares, ossos batendo em ossos e esqueletos sendo formados como um grande exército de caveiras à frente do profeta;
E de repente, "olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima;".
A Palavra de Deus, quando proclamada, gera vida, transforma o ambiente e produz mudanças naqueles que a ouvem.
Proclame a Palavra de Deus em sua vida, na sua casa, para os seus familiares, na sua escola, trabalho, etc.
Pois quando proferimos a palavra do Senhor contra todas as circunstâncias em obediência a ordem de Deus, contemplamos milagres diante de nossos olhos. Veremos coisas incríveis acontecerem!
Conclusão:
O que a Visão de Ezequiel tem para os nossos dias.
PRIMEIRO:
Os ossos vão se encaixar Ezequiel 37:7 Os osso são a estrutura, o sustento de todo o nosso corpo. Deus mostra aqui que quer restaurar nossas estruturas que há muito tempo anda abalada e em muitos casos em ruínas. Tudo irá se encaixar.
SEGUNDO:
Os nervos e músculos começam a crescer Ezequiel 37.8, os nervos e músculos são aquilo que nos permitem os movimentos. Representam nossas atitudes e ações. Deus quer restaurar em seu povo os movimentos sadios e as ações que realmente edificam o Senhor em nós.
TERCEIRO:
A pele é estendida Ezequiel 37:8, a pele é a cobertura do nosso corpo, é a proteção Divina em nossas vidas.  Deus deseja restabelecer essa proteção em nós, que confiemos somente no Senhor.
QUARTO:
O espírito é derramado Ezequiel 37.9-10, Representa a unção que Deus quer derramar no meio do seu povo e o Senhor nos levantará de maneira sobrenatural, para vivermos o que nunca vivemos até hoje. Deus quer derramar uma unção sobre sua vida como jamais houve igual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...