Você está aqui: Home » Deus está morto!


Durante muito tempo condenei o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) por essa frase. Engrossava o coro de que esta frase não passava de uma simples declaração de ateísmo.
Ouvi essa frase ainda na minha adolescência e cultivei dentro de mim certo repúdio a este filósofo. Porém nunca havia pego sequer uma de suas obras ou lido algum artigo que fosse publicado sobre Friedrich Nietzsche. Continuava e me mantinha por conta própria desinformado sobre este assunto.
Com o passar dos tempos vamos reformulando nossas idéias, não que mudemos de opinião assim grosso modo, mas todos nós passamos a analisá-las agora por outra ótica, com uma mente mais aberta, flexível e estudada. De minha adolescência pra cá posso dizer que cresci muito e confesso que continuo crescendo na medida em que me aproximo da cruz de Cristo assim como a luz da manhã que vai surgindo devagar até se tornar dia perfeito (Provérbios 4.18).
E certo dia, deparo-me novamente com a famigerada frase escrita/dita por Nietzsche: Deus está morto. Dessa vez, diferentemente da outra quando ainda era um adolescente, eu me perguntei: Mas poderia Deus, um ser Onipotente, Onipresente e Onisciente morrer? Poderia o Todo-Poderoso realmente expirar? E fui afundo nas pesquisas. Comecei a ler alguns artigos, algumas notas, várias críticas. Quando certo dia ao encontrar o texto completo, pude então analisá-la afundo e concluí que, de alguma forma, Friedrich Nietzsche em todo seu ateísmo estava certo.
Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós!
(NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência, §125)
Quero trazer essa frase para os dias de hoje. Pensem bem, olhem bem. O que é que vemos? Vemos um mundo mergulhado dentro de si mesmo. Vemos pessoas que não se importam com quem está ao seu lado. Vemos o egoísmo se tornar quase como uma “religião”. O homem adorando ele mesmo. É isso que vemos hoje.
Agora eu pergunto: Onde está Deus no meio dessa sociedade? Olhando por essa ótica, não estaria Nietzsche realmente certo em afirmar que Deus está morto e que fomos nós que o matamos?
Todos os dias de nossas vidas procuramos sufocar Deus em nossas paixões mundanas, tentamos deixar Deus por fora de nossos assuntos “particulares”. Tentamos nos afastar do Senhor no momento em que ele diz que “estaria conosco todos os dias”. Agora já não queremos que Ele esteja assim tão perto “todo” o tempo.
Sufocamos Deus com nossa religiosidade insana. Com nossa maturidade formada por profissionais de púlpitos. Nossas filosofias de pára-choque de caminhão. E assim dia após dia vamos matando um pouco de Deus, até que por fim sintamos o fedor de seu cadáver.
De fato ao analisarmos o mundo em que vivemos hoje, podemos constatar que para muitas pessoas realmente Nietzsche teve toda a razão em dizer que Deus está Morto.
Infelizmente os laços religiosos de hoje já não são suficientemente tão forte para unir o homem a Deus. Esses laços foram rompidos, quebrados não por Deus que ainda continua segurando a outra ponta, mesmo desatada, mas ele continua segurando-a, mas quebrados por nós que no engano de querer ser iguais a Deus. Deixamos de lado àquele que nos criou e formou para nos transformarmo-nos em deuses.
Hoje mais do que nunca devemos empunhar nossa bandeira e declarar diante desse mundo cético que avança diante de nossos olhos, que DEUS NÃO ESTÁ MORTO, ELE VIVE.
Mostrar que na verdade Nietzsche estava errado, Deus nunca morreu, nós é que morremos quando resolvemos viver nossa vida longe dEle.
Devemos nos levantar de nossa acomodada situação de espectador e realmente fazer alguma coisa, não podemos admitir que milhares de pessoas sejam jogadas no inferno simplesmente porque ainda estão vivendo o engano que desencadeou a queda de Eva: Se tornar igual a Deus.
Aprendemos nas escrituras que ao contrário do que Nietzsche declarou, quem deve morrer somos nós para que a Graça de Deus possa estar sobre nossas vidas. O Apóstolo Paulo diz em Gálatas 2.20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Deus está vivo!Deus permanece vivo! Hoje mesmo falei com ele e Ele me respondeu!


Deus abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...